Uema prestigia a abertura oficial do VII Conem

Por em 1 de agosto de 2012

Aconteceu, na noite de ontem (31), a abertura oficial do VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana – São Luís.

Compuseram à mesa diretora o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Oliveira; o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec), Osvaldo Saavedra; o vice-presidente da   Associação Brasileira de Ciências Mecânicas (ABCM), Júlio César Passos; o presidente do Conem 2012, Keill Ribeiro Martins; o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Marcos Antônio Torreão; a  diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Rita Guerra;  o representante da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emarp), Fábio Figueiredo.

O Conem é um evento realizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada dois anos, constituindo-se um fórum brasileiro de discussão e apresentação, difusão de pesquisa, conhecimento da engenharia e ciências mecânicas. Ao longo dos anos, este evento vem ganhando destaque no cenário científico nacional e se firmando como um acontecimento de grande relevância para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Estado do Maranhão e do Brasil, abrangendo todas as áreas correlacionadas com a engenharia mecânica.

Na oportunidade, o professor José Augusto Oliveira falou sobre os programas desenvolvidos pela Uema, sobre os cursos técnicos a distância e o empenho da mesma em elevar os níveis socioeconômicos do Maranhão. O reitor também reafirmou a imensa satisfação da Universidade participar da realização do VII Conem, e destacou que o Curso de Engenharia Mecânica da instituição vem crescendo e se consolidando, se apresentando como um curso de grande importância para o Maranhão e demonstrando sua contribuição para a sociedade, e finalizou parabenizando a organização do evento.

Por sua vez, o professor Marcos Torreão, discorreu sobre a atual situação do mercado de trabalho no campo da engenharia mecânica e ressaltou a participação das duas Instituições de Ensino Superior no congresso, que de acordo com ele, já se tornou um espaço de discussão, apresentação e difusão de conhecimentos mais importante da área.

O vice-presidente da ABCM, Júlio Cesar Passos, ressaltou a relevância do evento para a sociedade e frisou: “Aqui em São Luís, tivemos uma grande participação de jovens, que estarão atentos e colocarão em destaque a engenharia, para possibilitar, no futuro, o desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável.”

Durante a cerimônia, o professor Valdemar Silva Leal, docente da Uema há 31 anos e 23 anos do Ifma, foi homenageado pelos serviços prestados na área da engenharia mecânica.

Desfeita a mesa de abertura, Fábio Figueiredo ministrou a palestra “O Plano de Expansão do Porto do Itaqui: desenvolvimento é a nossa prioridade”, na qual falou sobre os projetos e ações de modernização do Porto.

O primeiro dia do VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica foi finalizado com apresentações culturais, pela cantora maranhense Flávia Bittencourt e pelo Boi Brilho da Ilha.