Divulgado o resultado final do PAES 2013

Por em 8 de fevereiro de 2013

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, na tarde desta sexta-feira (08), no prédio da Reitoria, Campus Paulo VI, a relação dos aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2013.

A entrega oficial do resultado do PAES 2013 foi feita pela pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Cunha, que passou às mãos do vice-reitor Gustavo Pereira da Costa, a lista dos aprovados durante uma coletiva com a imprensa local.

Na oportunidade, o vice-reitor Gustavo Pereira saudou a todos da imprensa e da Comissão de Concursos e Vestibulares que estavam presentes. Além disso, declarou que a divulgação do resultado do PAES é sempre uma ocasião especial, “pois se trata de um momento de afirmação da Universidade, que se repete ano após ano, e que se consolida graças à transparência e à segurança com que este trabalho é realizado”.

Para este seletivo, foi oferecido um total de 4.595 vagas, das quais 1.911 são para o primeiro semestre letivo, e 2.684 para o segundo semestre. As vagas são para os cursos nas modalidades presencial e a distância, e estão distribuídas nos diversos campi e polos da instituição.

Entre os candidatos aprovados, que vieram ao Campus Paulo VI para verificar o resultado, Caline Garcêz Bastos, 17 anos, era uma das mais emocionadas. Indagada a respeito de como estava se sentindo por ter sido aprovada para o curso de Administração, a resposta foi imediata: “Nervosa. Bastante nervosa, e muito feliz por ter passado no meu primeiro vestibular e para um curso com o qual eu realmente me identifico”.

Nesta edição do PAES, a Uema adotou o Sistema Especial de Reservas de Vagas para pessoas com deficiência, destinando, assim, 5% das vagas dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) para estes candidatos, excetuando o Curso de Formação de Oficiais PMMA.

Inicialmente, a reserva de vagas para pessoas com deficiência se restringe apenas aos cursos do CCSA, por se tratar de uma etapa experimental até que a Uema possua uma estrutura física adequada, a fim de assegurar que todos tenham acesso às diversas possibilidades educacionais.

Já as cotas para negros e indígenas que cursaram o Ensino Médio exclusivamente em escolas públicas permaneceram as mesmas do último seletivo, 10% das vagas, exceto para os Cursos de Formação de Oficiais PMMA e CBMMA.

As matrículas dos novos calouros da Uema começam no dia 25 de fevereiro e se estenderão até o dia 01 de março. Já as aulas serão iniciadas no dia 18 de março.

Veja a relação completa dos aprovados no site da Uema.