Proexae divulga Edital PROEXT 2015 MEC/SESu

Por em 19 de fevereiro de 2014

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) comunica que está aberto o Edital PROEXT 2015 – Programa de Extensão Universitária MEC/SESu.

O PROEXT é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social, tendo como objetivo, apoiar, potencializar e estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes contribuindo para a melhoria da qualidade da educação brasileira.

As propostas dos programas e projetos deverão ser elaboradas por professores do quadro efetivo da instituição, observando os critérios estabelecidos no Edital PROEXT MEC 2015 e cadastradas, pelos professores coordenadores, no sistema de informação, disponível no endereço http://www.proext.mec.gov.br, até 23h59 do dia 20 de março de 2014.

Essas propostas serão avaliadas pela Proexae que encaminhará ao MEC as que forem aprovadas, até o dia 28 de março de 2014.

As propostas podem trabalhar uma das 19 linhas temáticas constantes do edital:

·  Educação;

·  Cultura e Arte;

·  Pesca e Aquicultura;

·  Promoção da saúde;

·  Desenvolvimento Urbano;

·  Desenvolvimento Rural: Agroecologia e Produção Orgânica;

·  Redução das desigualdades sociais e combate à extrema pobreza;

·  Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários – EES;

·  Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro;

·  Direitos Humanos;

·  Promoção da Igualdade Racial;

·  Mulheres e relações de gênero;

·  Esporte e Lazer;

·  Comunicação;

·  Desenvolvimento regional: inclusão produtiva, defesa civil e acesso à água Nacional;

·  Justiça e direitos do indivíduo privado de liberdade;

·  Ciência, Tecnologia e Inovação para a Inclusão Social;

·  Meio Ambiente e Recursos Naturais;

·  Relação entre Estado e Sociedade, Promoção da Participação Social e Políticas para a Juventude.

Destacam-se algumas mudanças em relação a editais de anos anteriores, como os valores que serão financiados. Até então, os limites eram de R$ 50 mil para projetos e R$ 150 mil para programas, ambos com duração de um ano. Agora os limites são de R$ 100 mil para projetos de um ano de duração e R$ 300 mil para programas que poderão ter duração de até dois anos.

Mais detalhes podem ser conferidos diretamente no edital PROEXT MEC 2015 ou na Coordenação de Extensão – Proexae  (3244-4381/ 3245-5939).

Contamos com a colaboração dos professores da Uema para que possamos encaminhar o maior número possível de propostas.