Reitor da Uema participa de Encontro Internacional de Reitores no Rio de Janeiro

Por em 29 de julho de 2014

O reitor José Augusto Silva Oliveira participa, nessa segunda e terça-feira (28 e 29), do III Encontro Internacional de Reitores, promovido pela Universia. O evento, que tem como objetivo criar condições que favoreçam as relações entre as universidades ibero-americanas e as de outros grandes sistemas universitários, está sendo realizado no Rio Centro-Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Com o tema principal “Os desafios da universidade do século XXI”, o encontro conta com a participação de diversas personalidades renomadas do meio universitário mundial, entre elas, dos reitores das universidades Nacional de Singapura, Tan Chorh Chuan; da Yale University, Peter Salovey; da Universidade Nacional Autónoma do México, José Narro; da Universidade de Hedelberg, Bernhard Eitel; e do vice-chanceler da Oxford University, Andrew Hamilton.

No encontro, que termina na tarde de hoje (29), discute-se assuntos importantes, visando o crescimento da universidade brasileira e mundial. Entre eles podem ser citados: A universidade de hoje; A universidade e os estudantes; Qualidade e renovação do ensino; Investigação, inovação e transferência; Universidade, sociedade e meio ambiente; Internacionalização; Universidade e o entorno social; e Universidade e as tecnologias.

O evento, considerado o maior na área do ensino superior, reúne representantes de 1.103 universidades de 33 países. A cerimônia de abertura do encontro, contou com presença de reitores de universidades de três continentes: Europa, Ásia e América. A principal questão abordada foi a necessidade de ampliar os horizontes de atuação e expandir os olhares em direção ao resto do mundo.

A Universia é a maior rede de universidades de fala hispânica e portuguesa. Está formada por 1.290 universidades sócias de 23 países ibero-americanos, que representam 16,8 milhões de professores e estudantes universitários. A missão da Universia consiste em desenvolver uma visão, sempre atuando como agente de mudança, na interação entre universidades e empresas.