I Encontro de Iniciação à Docência, VII Jornada de Química e X Semana de Ciências iniciam atividades

Por em 24 de novembro de 2014

Durante três dias, alunos, professores e pesquisadores estarão reunidos para apresentar e debater sobre os resultados dos trabalhos desenvolvidos no Programa de Iniciação à Docência – PIBID. A iniciativa faz parte do I Encontro de Iniciação à Docência (ENID), que teve início na manhã desta segunda-feira (24). O evento acontece concomitantemente à VIII Jornada de Química e à X Semana de Ciências.

Na solenidade de abertura, que aconteceu no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), estiveram presentes a pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora Gonçalves de Mesquita; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Vânia Lourdes Martins; a coordenadora Institucional do PIBID, Lídia Santos Martins; o coordenador de Área de Gestão do PIBID, João Coelho Filho; o professor Mamede Chaves e Silva; e a palestrante Ana Lúcia Cunha Duarte.

A pró-reitora de Graduação, Maria Auxiliadora, aproveitou o momento para destacar a importância do Programa de Iniciação à Docência. “O Programa é uma iniciativa do Ministério da Educação de incentivo às licenciaturas. E, como o objetivo principal é o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, nós cremos que é um Programa que tem tudo para fazer com que nossos licenciandos tenham maior vivência na escola, e que possa fazer esse diálogo entre a teoria e a prática antes mesmo da sua vida profissional”, frisou.

Em sua fala, a coordenadora Institucional do PIBID/UEMA, Lídia Santos Martins explicou os objetivos do I ENID, no sentido de reunir professores e alunos na apresentação dos resultados dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos. “O PIBID é um programa que busca incentivar a licenciatura. Este é o primeiro ano do Pibid na Uema, e estamos realizando esse evento para mostrar os resultados dos trabalhos dos alunos. Esse Programa tem sido muito importante dentro da universidade, e conta com 175 bolsistas de iniciação à docência; 33 bolsistas de supervisão, que são os professores da educação básica; e 15 bolsistas de coordenação diária, que são os professores dos Cursos de Licenciatura”, destacou a docente.

Com a temática “Programa PIBID: Impactos na formação de professores na Uema”, o I ENID divulgará as ações e as produções acadêmicas dos subprojetos das áreas envolvidas no PIBID, de três campi da Uema (São Luís, Timon e Caxias), de modo a promover a popularização dos resultados de onze bolsistas de cursos de Licenciatura, como explica o professor João Coelho Filho.

“Hoje nós temos 11 subprojetos distribuídos em três campi da Uema, e essas ações estão em 32 escolas, sendo executadas por 175 bolsistas estudantes dos cursos de licenciatura da Uema. Essas atividades realizadas nas escolas geraram artigos científicos que serão apresentados durante o Encontro”, pontuou.

Após a solenidade de abertura, a professora Ana Lúcia Cunha Duarte apresentou a palestra “Política de Avaliação da Educação no Brasil: Pressupostos para o debate”, que deu início à programação científica do evento.

A docente dividiu sua apresentação em três momentos: “A intenção é fazer um contexto da política de avaliação da educação superior tomando como referência a reforma do Estado brasileiro em 1995, para situar a ênfase dada à política de avaliação da educação”, destacou.

No segundo momento foi abordada a política de avaliação da educação básica, destacando dados como o IDEB do Maranhão e de São Luís. E o terceiro momento deu ênfase à educação superior, fazendo um recorte da política do SINAES com foco no Enade.

A programação do I ENID, junto à VII Jornada de Química e à X Semana de Ciências se estende até o dia 27, com apresentações de projetos, palestras, oficinas e minicursos de Ciências Biológicas e sociais, Física, Química, Matemática, Geografia, Letras, Música e História.