Governo e UEMA debatem propostas para fortalecimento da educação superior

Por em 21 de janeiro de 2015

O reitor Gustavo Costa e o secretário Bira do Pindaré

Com o objetivo de promover uma aproximação e avivar o diálogo entre o Governo do Estado e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), aconteceu nessa terça-feira (20), uma reunião entre gestores da UEMA, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC) e da FAPEMA.

Realizada no Campus Paulo VI, a reunião teve a participação do secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré; do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; da secretária da Juventude, Tatiana Pereira; do diretor-presidente da FAPEMA, Alex Oliveira de Souza; do diretor do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia (IEMA), Francisco Alberto Gonçalves Filho; além de secretários adjuntos; de pró-reitores da UEMA e assessores.

IMG_4540No primeiro momento do encontro, o reitor Gustavo Costa fez uma apresentação panorâmica da Universidade Estadual, a qual acredita ser “a universidade de todo o Maranhão” e a expôs em números: 22 Campi, 36 Polos de Ensino a Distância e 20 Polos do Programa de Formação de Professores – Darcy Ribeiro. “Hoje, no estado, a UEMA é a universidade com maior número de campi fora da capital; estamos presente em grande parte do Maranhão. Logo, temos grandes responsabilidades e missões desafiadoras para a educação superior pública do estado”, frisou o reitor.

Segundo o secretário da SECTEC, Bira do Pindaré, esse é um momento muito propício para discutirmos políticas públicas educacionais. Ele afirmou que uma das propostas e compromissos do novo Governo do Maranhão é a criação do Conselho Universitário, que promoverá o diálogo direto entre as universidades e o governador Flávio Dino. “Temos que enfrentar juntos as adversidades existentes na esfera educacional do nosso estado, para assim, elevarmos o patamar da educação em todas as suas áreas”, disse Bira.

Durante a reunião, ideias, propostas e projetos voltados para a educação superior, ciência e tecnologia foram amplamente discutidas e, de acordo com o diretor- presidente da FAPEMA, Alex Oliveira de Souza, para que a realidade seja transformada, mudanças de conteúdo e método devem ser realizadas nesse novo momento que o estado vive.

DSCN9355A UEMA, segundo o secretário, será prioridade desse governo, assim, questões primordiais para a instituição devem ser postas no cerne dos debates atuais, tais como: a regularidade orçamentária da UEMA; concurso para técnicos e docentes; desafio da ampliação de vagas em diversos cursos; possibilidade de trazer o Curso de Medicina para São Luís, ou de levá-lo para outros campi; ampliação de acessos e oportunidades em relação os cursos mediados pelo UEMANET, e o fortalecimento da extensão universitária.

“Vamos otimizar esforços e recursos e lutar por uma Universidade Estadual melhor, por uma educação melhor em todas as esferas. Com diálogos abertos, francos e diretos, como esses que tivemos nessa reunião, poderemos crescer muito mais. Teremos muitos outros momentos posteriores a este e juntos vamos nos fortalecer e concretizar nossos projetos”, ressaltou Bira.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, reiterou o compromisso da instituição em contribuir com esse novo momento do estado e concluiu: “Nossa universidade cresceu muito nos últimos anos, foi um verdadeiro salto de qualidade, mas muito ainda deve ser feito. E não é possível ter um estado forte se não houver uma universidade forte”.

Por: Walline Alves