Sistemas de informatização acadêmica são apresentados na UEMA

Por em 29 de janeiro de 2015

O reitor Gustavo Costa, o vice-reitor Walter Canales e gestores da UEMA, reúnem-se para conhecer sistemas de informatização

Para sanar algumas dificuldades de consistência, registro e monitoramento e acesso de dados, foram apresentadas na manhã desta quinta-feira (29), aos gestores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), propostas de sistemas de informatização para modernização da área administrativa e gestão acadêmica da instituição.

O sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIAA) e o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato (SIPAC) são softwares utilizados em instituições de ensino, que visam dinamizar o acesso à informação dos professores, alunos e servidores. “Os sistemas são preparados para atender todas as necessidades das instituições de ensino. Foram desenvolvidos para que todas as solicitações sejam realizadas com sucesso através dele”, disse Tiago Medina, um dos gestores da empresa Sig Software Consultoria em Tecnologia da Informação (e-Sig), com sede no Rio Grande do Norte.

Apresentação Sistemas

O pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra, fala sobre o novo sistema para a UEMA

Tiago explicou brevemente a história da empresa, sua área de atuação e clientes, e ressaltou que as peculiaridades de cada universidade são levadas em conta na implantação dos sistemas acadêmicos. Além disso, falou sobre o dinamismo e a praticidade que o sistema carrega. “Com a aquisição desses sistemas, economizamos tempo e dinamizamos o trabalho. Os processos que demorava três dias para ser resolvido, com a informatização, durarão alguns segundos apenas”.

Para o reitor Gustavo Pereira da Costa, essa é uma das prioridades que a nova gestão tem, para facilitar o acesso de todas as informações que lhe são pertinentes. “Um dos pontos que nós assumimos com a comunidade acadêmica como prioridade foi o processo de modernização da UEMA, da utilização das melhores tecnologias para facilitação do nosso trabalho. O que nós temos hoje aqui é algo maior do que isso, que tem variáveis que nos ajudarão muito. É uma providência necessária e acertada”, destacou.

Sistemas

O SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) é especializada na área acadêmica através de seus módulos de graduação, pós-graduação (stricto e lato-sensu), ensino técnico, ensino médio e infantil, submissão e controle de projetos e bolsistas de pesquisa, submissão e controle de ações de extensão, submissão e controle dos projetos de ensino (monitoria e inovações no ensino), registro e relatórios da produção acadêmica dos docentes, atividades de ensino a distância e um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual, dentre outros. Disponibiliza também portais específicos para: reitoria, professores, alunos, tutores de ensino a distância, coordenações lato-sensu e stricto-sensu e comissões de avaliação institucional e docente.

Apresentação Sistemas

Os técnicos Tiago Medina e Luís Carlos

Já o SIPAC (Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos) é um sistema administrativo de Governo Eletrônico que informatiza a área orçamentária da instituição e as consequentes requisições que demandam este orçamento (Material, Passagens, Diárias, Suprimento de Fundos, Auxílio Financeiro, prestações de serviço pessoa física e jurídica, dentre outras). Possui funcionalidades para gestão de almoxarifados, controle patrimonial, compras e licitações, controle de atas e pedidos em atas de registros de preços, acompanhamento de entrega de empenhos (liquidação de despesas), controle de obras e manutenções de bens imóveis, aquisição de materiais informacionais, faturas de água e energia elétrica, controle dos contratos e convênios, fluxo de processos e documentos eletrônicos, registro e pagamento de bolsistas, acompanhamento das despesas com automóveis e combustíveis. O SIPAC também disponibiliza portais de informações especiais para setores administrativos, dirigentes da instituição, para auditoria e controle interno e para a fundação de apoio à pesquisa.

Por: Jesilene Corrêa