PROG realiza I Seminário sobre Inclusão na Educação Superior

Por em 3 de março de 2015

IMG-20150301-WA0002A Pró-Reitoria de Graduação (PROG) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizará, entre os dias 11 e 13 de março, o I Seminário sobre Inclusão na Educação Superior. O evento reunirá gestores da Universidade para promover um debate na perspectiva de uma gestão articulada e compromissada com a qualidade acadêmica.

Com o tema “Gestão acadêmica a serviço do desenvolvimento institucional”, o I Seminário busca discutir a gestão acadêmica atrelada ao desenvolvimento institucional, com foco na avaliação educacional.

A pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo, membro da Câmara de Graduação da ABRUEM, enfatiza a necessidade de ampla participação dos gestores de toda a UEMA no Seminário de Gestão Acadêmica para construção coletiva de importantes políticas para esta IES.

O evento, que contempla palestras, oficinas e mesas de debates, acontecerá no prédio do Curso de Ciências Biológicas.

I SEMINÁRIO TEMÁTICO DA GRADUAÇÃO DA UEMA
GESTÃO ACADÊMICA
I SEMINÁRIO SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Periodicidade: anual
Público: Gestores da UEMA acadêmicos em nível de cursos, departamentos e centros.
Alvo: 300 pessoas
Objetivo permanente: integrar gestores da UEMA na perspectiva de uma gestão articulada e compromissada com a qualidade acadêmica.
Tema I Seminário de Gestão Acadêmica: Gestão acadêmica a serviço do desenvolvimento institucional
Objetivo temático: discutir a gestão acadêmica na perspectiva do desenvolvimento institucional com foco na avaliação educacional.
Data: 11 a 13 de março de 2015
Local: Prédio do Curso de Ciências Biológicas. Campus Paulo VI. São Luís-MA

11 de Março
8-10h – Credenciamento
10h – Abertura – Palestra Magna – Gestão e Avaliação em Universidades Públicas: desafios contemporâneos
Dr. Waldeck Carneiro da Silva (UFF)

14h Palestra – PDI: Introdução aos conceitos básicos para o seu planejamento
Profs. Me. Carlos César Ronchi e Dr. João Augusto Ramos (PROPLAN/UEMA)
16:30h Desafios da Graduação na UEMA
Profa Dra Andréa de Araújo Pró Reitora de Graduação da UEMA

12 Março
9h – Censo da Educação Superior
Palestrante: Laura Bernades – Estatística e Analista de sistema. Coordenadora do Censo da Educação Superior
10:30h Oficina – Controle e acompanhamento acadêmico, CENSO e ENADE
A oficina abordará questões referentes: I) ao controle acadêmico PROG; II) ao Censo e ao III) ENADE – contextualização, procedimentos e uso de resultados.
Responsabilidade: I) CEG, II) CPA.

12-13h Socialização de experiências. Apresentação de banners.
(Hall do Prédio de Ciências Biológicas)

14h Palestra – Relações interpessoais na gestão acadêmica: desenvolvimento profissional e humano M.e. Nehemias Pinto Bandeira (Uniceuma/ UEMA)
16h Oficina – Planejamento e avaliação pedagógica: do PPC à dinâmica da sala de aula
A oficina abordará questões referentes: I) ao Projeto Político Pedagógico dos cursos – elementos constitutivos, acompanhamento e avaliação; II) planejamento docente; iii) instrumentos e resultados de avaliação de cursos, disciplinas e docentes.
Responsabilidade: I) CTP/DAAE, II) DEFIL/CECEN, III) CPA.

Comissão Organizadora

Andréa de Araújo (PROG/ CECEN)
Welberth Santos Ferreira (PROG/CCT)
Edilenny Cardoso Lima (PROG)
Guilherme Miranda (Discente/ CCB/CECEN)
Luzinete Lopes (CEG/PROG)
Francisco Nóbrega dos Santos (CPA/CCA)
Creusimar Siqueira (CTP/PROG)
Fernando Bezerra (DAAE/PROG/CECEN)
Fátima Rios (DEFIL/CECEN)
Ana Araújo (Diretora do Curso de Agronomia/CCA)
Marilda Rosa (Assessoria de Acessibilidade/CECEN/ REITORIA)

I SEMINÁRIO SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Dia 13 de março AUDITÓRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

9h – 9:30h – ABERTURA

Simpósio de Abertura: O aluno com NEE na Educação Superior: caminhos para a inclusão
Profa. Dra. Valdelúcia Alves Costa
12h– 14h- ALMOÇO
14h – 15h
Mesa 1 : NEE na Educação Superior: acessibilidade, políticas e formação docente.
Prof. Washington Luís Rocha Coelho
Profa. Ivone das Dores de Jesus
Profa. Rosane da Silva Ferreira
15h – 16h
Mesa 2: Experiências de Educação Especial na Educação Superior: políticas e práticas
Profa. Maria José Rabelo Aroucha
Prof. Alex Fabiano Santos Bezerra
Profa. Tânia Maria Mendes Silva
16h – 17h
Mesa 3: Ensino de Libras nas Licenciaturas
Profa. Maria Nilza Oliveira Quixaba
Profa. Lídia Cutrim
Profa. Janaina Teles
17h – 18h
Mesa 3 – O estudante com deficiência visual no Ensino Superior: tecnologias e adaptações possíveis.
Profa. Angélica Moura Siqueira Cunha
Walmir Alves Nunes