UEMA realiza Outorga de Grau em São Luís

Por em 27 de março de 2015

IMG-20150327-WA0016

O reitor Gustavo Costa fala aos formandos e familiares na Outorga de Grau em São Luís

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na noite dessa quinta-feira (26), a Outorga de Grau dos concludentes do 2º semestre de 2014, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís.

A solenidade, que teve 413 formandos, foi presidida pelo reitor Gustavo Pereira da Costa e contou com a presença do governador Flávio Dino de Castro; do vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, representando o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior; dos pró-reitores de Graduação, Andréa de Araújo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; de Administração, Gilson Mendonça Martins; da professora Maria das Graças Neri Ferreira, representando o pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos da Comunidade, Porfírio Guerra; do professor João Augusto Ramos e Silva, representando o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra e da coordenadora Geral do Programa Darcy Ribeiro, Regina Célia Castro; bem como autoridades, professores e convidados.

Nessa grande festa, receberam o grau formandos dos cursos de Administração (Bacharelado), Administração Pública, Agronomia (Bacharelado), Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciências licenciatura com habilitação em Biologia, Ciências licenciatura com habilitação em Química, Ciências licenciatura com habilitação em Física, Ciências licenciatura com habilitação em Matemática, Ciências Sociais, Curso de Formação de Oficiais Bombeiros, Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia da Computação (Bacharelado), Engenharia de Pesca (Bacharelado), Engenharia de Produção, (Bacharelado), Engenharia Mecânica (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), Física (Licenciatura), Formação Pedagógica, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária (Bacharelado), Música (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura), Química e Zootecnia (Bacharelado).

Na oportunidade, o governador Flávio Dino realizou a assinatura dos atos de nomeação de 53 novos professores da UEMA, que atuarão em onze Centros e em treze áreas do conhecimento.

IMG-20150327-WA0010

O governador Flávio Dino, o reitor Gustavo Costa e o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho

O concludente do Curso de Geografia, Railsson de Jesus Matos Santos foi o orador oficial dos formandos. Em seu discurso, afirmou: “não digo que sairemos daqui formados, pois a formação de um profissional é um processo contínuo que deve prosseguir além dos muros da universidade, precisamos permanecer em formação, renovando o que aprendemos sem destruir as bases do que foi aprendido”.

A paraninfa, professora Maria Amália Trindade Castro, do Curso de Engenharia Mecânica ressaltou em sua fala o poder conferido pela universidade aos alunos “vocês que vão alimentar os seus desejos de continuar esse processo e transformar sonhos em realidade, ideias em projetos de vida. Esse é o legado que queremos que seja cultivado nessa nova etapa de suas vidas. O que objetivamente queremos nessa noite que ficará na memória de cada um, vou resumir em duas palavras: sejam felizes”.

Em meio à manifestação de alegria do público presente, o reitor saudou a todos. “A solenidade de Outorga de Grau possui múltiplos significados, o primeiro deles é o significado institucional, o significado para a universidade que tem como uma de suas missões a formação de profissionais em elevado nível, e este é o momento em que nós nos encontramos, que estamos encerrando um ciclo de formação de novos profissionais. Um outro aspecto, é o plano individual, um sentimento de orgulho e de felicidade de cada formando. O último aspecto, tão importante quanto o aspecto pessoal e institucional, é o aspecto social, o uso social da ciência e o uso social das profissões, a formação intelectual dos novos profissionais. Temos a imensa responsabilidade de representarmos um sentimento geral de inclusão, de não mais nos preocuparmos apenas com os aspectos individualistas de uma sociedade do descartável e do transitório. É preciso ter permanência, é preciso ter proximidade e é preciso dar consequência às ações humanas”.

IMG-20150327-WA0013

Os professores Gustavo Costa e Walter Canales com o governador Flávio Dino

Ele afirmou ainda: “esses aspectos estão simbolizados na noite de hoje, estamos vivendo em um momento de transformação. A Outorga de Grau representa a magnitude do fazer acadêmico e revela um sentimento de dever cumprido por parte de todos que fazem a UEMA”.

O governador Flávio Dino enfatizou em seu discurso, “estou aqui muito mais do que para praticar um ato formal, estou aqui para transformar esse momento em um sinal de esperança de dias melhores para o nosso estado, porque nós merecemos, o Maranhão merece e, por isso mesmo, precisamos do apoio de todos para essa gigantesca tarefa de erguer nosso estado a um patamar diferente, sobretudo naquilo que se refere à qualidade de vida do nosso povo”.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Ferreira