UEMA reúne Conselhos Superiores

Por em 30 de março de 2015

IMG-20150331-WA0003

O reitor Gustavo Costa, ao lado de pró-reitores, preside a reunião dos Conselhos

Tiveram início nessa segunda-feira (30), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), as reuniões dos Conselhos Superiores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), presididas pelo reitor Gustavo Pereira da Costa.

Segundo o professor Gustavo, o CAD e o CEPE, em suas primeiras reuniões de 2015, deliberaram sobre matérias importantes, que afetam positivamente a gestão acadêmica. No CAD, por exemplo, foram aprovadas normas para celebração de convênios, termos de cooperação e similares; alteração das normas de concessão de diárias e passagens; criação do Programa Bolsa Trabalho destinado a alunos hipossuficientes economicamente; Instituição da Ouvidoria da UEMA.

O CAD aprovou, ainda, a proposta de tabela de vencimentos da carreira do magistério superior, a partir de um trabalho conjunto entre a Administração Superior e a APRUEMA. A proposta contempla também a criação da classe do professor associado. De acordo com o reitor, “a criação da classe de professor associado representa uma conquista muito representativa para a carreira do magistério superior, contribuindo para um desenvolvimento profissional mais justo, face ao nível de qualificação do corpo,  hoje existente na UEMA”. A proposta seguirá agora para apreciação do Poder Executivo.

O CEPE, por sua vez, aprovou procedimentos para os alunos de graduação participantes de programa de mobilidade internacional; os regimentos dos programas de pós-graduação em Agroecologia e Ciência Animal; aperfeiçoou norma de incentivo à publicação científica qualificada; aprovou norma de revalidação de diplomas de mestrado e doutorado obtidos no exterior; o regimento do núcleo de acessibilidade; e novas normas de monitoria.

O presidente dos Conselhos, professor Gustavo Costa, enalteceu a profundidade dos debates e a participação valiosa dos conselheiros. “Os órgãos colegiados superiores representam o espaço democrático e autônomo de discussão e deliberação sobre os temas que compõem a agenda institucional”, declarou.

Também participaram das reuniões o vice-reitor Walter Canales Sant’Ana, os pró-reitores de Administração, Gilson Martins; de Planejamento, Antonio Roberto Serra; de Graduação, Andréa de Araújo; de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; representando o pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos da Comunidade, Porfírio Guerra, fez-se presente a professora Graça Neri; e demais conselheiros.

Por: Alcindo Barros