Minicurso Controle Alternativo de Pragas acontece na Fazenda Escola da UEMA

Por em 26 de maio de 2015

Cochonilha: uma das pragas que afetam as plantações

Aconteceu hoje (26), na Fazenda Escola do Campus Paulo VI – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o minicurso “Controle Alternativo de Pragas”, promovido pela Federação dos Estudantes de Agronomia (FEAB), com apoio da Empresa Júnior de Agronomia (EJAGRO).

A facilitadora Josewânia Coelho, membro da EJAGRO, falou sobre técnicas caseiras de controle das pragas nematóides do alho, pulgão, gafanhotos, lagartas, besouros, piolhos e cochonilhas. Segundo ela, as receitas de macerado de fumo, alho, cravo de defunto, cinza de madeira e sabão de coco são fáceis de ser feitas porque os ingredientes são acessíveis a qualquer pessoa.

Para Josewânia a ação é importante porque permite a troca de informações entre estudantes dos cursos de Agronomia, Zootecnia e os agricultores.

“A participação de pessoas da comunidade, principalmente, dos pequenos agricultores, é muito importante porque nos cursos de graduação têm muita teoria e os agricultores trazem uma bagagem de experiência que contribui bastante”, comentou.

O agricultor Aldenor Batista dos Santos, participante do minicurso, mostrou-se satisfeito com a atividade. “Sou de uma família de agricultores e trabalho com isso desde os 9 anos de idade. Hoje, com 65 anos, ainda faço muitas pesquisas em sites para melhorar meu trabalho, mas é difícil porque há técnicas que precisam de materiais caros para serem aplicadas. Aqui aprendi receitas mais práticas e baratas que vão me ajudar muito”, disse.

A facilitadora explicou, ainda, que o Laboratório da Fazenda Escola recebe amostra de plantas com doenças para fazer análise do tipo de pragas que atacam as plantações e, assim, orientar sobre os métodos adequados de controle. O serviço é gratuito e está disponível para comunidade.

O próximo minicurso acontecerá dia 3 de junho, e o tema da atividade será “Controle Alternativo de Doenças”, ministrado pela facilitadora Mônica Brasil.

Por: Débora Souza