Estudantes da UEMA participarão da maior competição de aerodesign do país

Por em 20 de julho de 2015

z8Estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participarão da maior competição de aerodesign do país, que acontecerá em São José dos Campos –SP, entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro.

O desafio é apresentar na competição um protótipo de aeronave leve, que carregue mais peso e possa suportar todos os esforços solicitados no voo. Para chegar a esse resultado foram utilizados métodos e materiais mais resistentes. Com o modelo, a equipe pretende decolar carregando 12 kg de carga útil.

Em 2001 a equipe Aero UEMA participou pela primeira vez na III competição SAE Brasil AeroDesign, obtendo 27º lugar das 49 equipes inscritas. No ano seguinte, em 2002, obteve o 30º lugar das 40 equipes inscritas. Em 2004, a formação mudou e a Equipe Vortex alcançou o 48º lugar.

No final de 2006, com uma nova filosofia de trabalho foi criada a Equipe Zeus inicialmente com 5 integrantes. No ano de 2013, o projeto Porthus foi apresentado, alcançando resultado bastante satisfatório, chegando em 28º lugar dentre 96 equipes de todo o Brasil e exterior.

De acordo com os alunos da UEMA, para a competição de 2015, a Equipe Zeus pretende buscar melhores resultados ficando entre as dez primeiras posições. Atualmente é composta por 11 integrantes:Diógenes Leite (Capitão), Reginaldo Nunes, Luan Artelino, Lucyano Henrique, Dário Bogéa, Tássio Antônio, Ediharlly João, Maycharlyson Cantanhede, Raphael Moraes, Fernando Antonio e Thallys Anderson e tem a orientação dos professores Flávio Nunes e Rossane Cardoso Carvalho.

O PROJETO AERODESIGN

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais realizado pela Society of Automotive Engineers (SAE BRASIL), através de sua Seção São José dos Campos – SP. E tem como principal objetivo proporcionar a difusão e o intercambio de técnicas e conhecimento de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais deste importante seguimento e modalidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Consiste basicamente no desenvolvimento de um aeromodelo controlado via rádio com o objetivo de carregar maior quantidade de carga útil possível, uma vez que, os alunos são responsáveis por todas as etapas de fabricação; desde o projeto, a aquisição de materiais e a efetiva construção do avião.

A competição que ocorre todo ano em São José dos Campos – São Paulo é dividida em duas partes: projeto e voo. A parte de projetos visa demonstrar a precisão de seus cálculos em determinar a carga máxima que o avião pode carregar. Já a competição de voo avalia na prática as qualidades da aeronave.

Por: Karla Almeida