Projeto Uema no Campo realiza ações extensionistas

Por em 29 de julho de 2015

Uema no campo2Buscando proporcionar aos acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão a oportunidade de praticar seus conhecimentos e interagir com diferentes grupos sociais, o projeto Uema no Campo deu início às ações extensionistas nos municípios de Afonso Cunha e Pedro II, no Piauí. O projeto agrega alunos dos cursos de Administração, Pedagogia, Letras, Medicina Veterinária, Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Direito, Ciências Biológicas e Química.

De acordo com o coordenador do projeto, Romel Pinheiro, as atividades contemplam ações voltadas para microempresários, artesãos, mulheres e jovens.

“O Projeto visa proporcionar aos universitários a oportunidade de conhecer e ‘sentir’ a realidade do estado do Maranhão, ao mesmo tempo em que realiza ações em proveito das comunidades e municípios que os receberem. Por meio do Projeto, o município tem a oportunidade de receber professores e alunos universitários das diversas áreas de conhecimento, que vão somar esforços com a prefeitura e as lideranças da comunidade, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população, a gestão pública, assim como as condições socioambientais e econômicas do município”, destacou o docente.

As atividades são focadas em atender às necessidades da população mais carente, como explica o professor Moisés Martins, que coordena a equipe no município de Afonso Cunha.

“Foram organizadas diversas atividades, especialmente para as mulheres que vivem nas zonas rurais. Estão sendo ministrados os cursos de Produção Racional de Aves Caipira; de Elaboração de Produtos de Higiene; e o curso de Quintais Produtivos, voltados especificamente para esse público”, apontou.

Já no município de Pedro II, estão sendo ofertados os cursos de Gestão de Pequenos Negócios e Orientação a Pequenos Negócios. As ações nos municípios têm duração de 15 dias, proporcionando aos alunos e à população oportunidade de capacitação e aprendizado.