UEMA e FAPEMA firmam parceria para implementação do PROQUALIT

Por em 18 de agosto de 2015

unnamed

Mesa da reunião de trabalho

Na tarde dessa segunda, 17, durante reunião de trabalho, o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa e o Diretor-Presidente da FAPEMA, Alex Oliveira assinaram o Termo de Cooperação para implementação do Programa de Qualidade e Excelência de Pós-Graduação – PROQUALIT

Durante o encontro, realizado no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) da UEMA, o Diretor-Presidente da FAPEMA também apresentou aos professores pesquisadores da Universidade Estadual o PROLAB – programa composto pelos editais INFRA, PPG, ADOC e CBIOMA.

Estes programas, segundo o Diretor-Presidente da FAPEMA, têm objetivos e metas que buscam alcançar uma mudança significativa para o Estado. “Almejamos mudanças expressivas que beneficiarão todo o Maranhão. É necessário que a sociedade saiba quão primordiais são esses programas para a promoção de avanços tecnológicos e sociais”, afirmou Alex Oliveira.

Professores pesquisadores da UEMA

Professores pesquisadores da UEMA durante Reunião

PROQUALIT

O Reitor da UEMA acredita que com a assinatura do termo de cooperação para implementação do PROQUALIT, os programas de qualificação darão salto de qualidade tanto no conceito de funcionamento quanto no de manutenção. “Não queremos apenas melhorar a nota de avaliação pedagógica perante a CAPES, mas sim e, principalmente, melhorar nossa capacidade de resposta à sociedade”, frisou Gustavo Pereira da Costa.

PROLAB

No segundo momento da reunião o Diretor-Presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, dialogou com os professores pesquisadores da UEMA sobre o PROLAB. Segundo o Reitor Gustavo da Costa, essa conversa foi fundamental para familiarizá-los sobre os novos editais e mostrar as possibilidades de captação. “Isso sem dúvida se materializa em uma perspectiva de qualificação da pesquisa e pós-graduação no âmbito na UEMA e do Estado do Maranhão”, ressaltou.

O Governo do Estado destinará R$ 1,2 milhão para recuperação e modernização da infraestrutura de laboratórios de instituições de ensino do Maranhão.

Lançamento do Programa de Bolsas de Pós-Doutorado

Ainda no Encontro, foi lançado o Programa de Bolsas de Pós-Doutorado da FAPEMA, que visa fomentar, por meio da concessão de bolsas, estágios de pós-doutoramento com duração mínima de 6 (seis) meses e máxima de 12 (doze) meses, visando ao desenvolvimento de projetos de pesquisa junto a grupos e instituições de excelência localizadas no Maranhão, no País ou no exterior, como forma de contribuir para fortalecer e consolidar a pós-graduação Stricto sensu no Estado do Maranhão. As inscrições seguem até o dia 29 de Setembro.

Para o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, a reunião ocorrida sinaliza para um futuro muito próximo de dias afortunados nos campos da pesquisa e pós-graduação tanto para a UEMA, quanto para todo o Maranhão.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estaudal, Marcelo Cheche Galves e a Diretora Científica da FAPEMA, Silvane Magali Vale também participaram da reunião.

Por: Walline Alves