UEMA coordena projeto internacional no Estado sobre o uso do nitrogênio na agricultura

Por em 25 de maio de 2016

Uma parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e do Fundo Newton, com participação dos conselhos britânicos Biotechnology and Biological Sciences Research Council (BBSRC) e Natural Environment Research Council (NERC) está viabilizando recursos para a criação de um Centro Virtual para pesquisas sobre o uso de nitrogênio na agricultura.

A pesquisa envolve parceiros no Brasil e no Reino Unido. No Maranhão, o projeto está sob coordenação do professor do Curso de Pós-Graduação em Agroecologia, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Emanoel Gomes de Moura e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

O projeto do centro virtual está constituído em torno de seis sub-projetos que vão enfatizar temas prioritários nas diferentes abordagens do sistema de solo-planta, visando melhorar a eficiência do uso do nitrogênio na agricultura, no sentido de otimizar a gestão do solo, o uso eficaz dos fertilizantes e reduzir as perdas de nitrogênio relativa ao meio ambiente.

O grupo de pesquisadores do Maranhão participará de três sub-projetos: 1. Uso das Tecnologias de Sensores para melhorar a Eficiência Agronômica do Uso do Nitrogênio (EAUN) na Produção Vegetal; 2. Aumento da EAUN na produção de arroz irrigado e de sequeiro; 3. Aumento da EAUN por meio da melhoria da enraizabilidade causada pela aplicação de biomassa de leguminosas e floculadores do solo. Este último, devido a importância que o tema representa para a agricultura no Maranhão, será coordenado no Brasil pela UEMA.

O professor Emanoel Moura explicou a importância de estudar a eficiência do uso do nitrogênio na agricultura. “A eficiência do uso do nitrogênio tem importância fundamental para a agricultura e para o meio ambiente. Na agricultura por causa de sua importância para o aumento da quantidade e qualidade dos alimentos produzidos. Para o ambiente porque as perdas de nitrogênio na forma de óxido nitroso pode aumentar o aquecimento da atmosfera e em forma de nitrato contaminar as águas subterrâneas”, afirmou o coordenador.

Diversas atividades estão previstas na execução do projeto, como o compartilhamento de equipamentos e recursos-chave entre os pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, intercâmbio de pesquisadores visitantes, estudantes de graduação e pós-graduação e, promoção de simpósios, workshops, e seminários no Reino Unido e Brasil, inclusive no Maranhão.

workshopEntre os dias 17 a 19 de maio, foi realizada em Campinas, a primeira reunião de trabalho do projeto, com a participação de pesquisadores de várias instituições brasileiras (USP, UNESP, EMBRAPA, IAC, UFGO e UEMA) e do Reino Unido (ABERDEEN, NOTTINGHAM, BANGOR e ROTHAMSTED). Nesta reunião foram debatidas as ações e as definições dos experimentos que irão fazer parte dos trabalhos de pesquisas. Representando o Maranhão e a UEMA na reunião, estiveram presentes os professores Heder Braun, Antônia Alice, Christoph Gehring, Alana Aguiar, Emanoel Moura e as estudantes Stefanny Barros Portela e Virley Lima Sena.

Por:Polyanna Bittencourt