Aprovado novo curso de graduação da UEMA: Licenciatura em Filosofia

Por em 5 de julho de 2016

A Universidade Estadual do Maranhão oferecerá a partir do próximo Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior – PAES 2017, vagas no curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade presencial. A criação do curso foi aprovada durante sessão dos Conselhos Superiores da Instituição (CEPE E CONSUN) dos dias 22 e 23 de Junho; ele terá início no segundo semestre de 2017. No total, 45 vagas serão ofertadas para turma inicial.

Dentre as justificativas para implantação do curso, é ressaltada a pouca oferta de cursos de Filosofia em instituições de ensino superior do Estado. Apenas três universidades oferecem esse curso de graduação para suprir uma ampla necessidade de docentes de Filosofia nas escolas das redes estaduais do Maranhão.  São 560 escolas do Ensino Médio nos 217 municípios do Maranhão, nas três séries do Ensino Médio, que necessitam, em decorrência da Lei n. 11.684, de professores de Filosofia. Essa Lei determina que a filosofia (assim como a sociologia) passe a constar como disciplina obrigatória em todas as séries do Ensino Médio. Alguns municípios, como São Luís, por exemplo, possuem legislação própria que também estabelece a oferta da disciplina filosofia nos currículos de sua rede de ensino.

Segundo o Coordenador do Curso de Filosofia da UEMA, William Freitas, essa Lei Federal potencializou a presença da filosofia na educação básica brasileira, bem como a necessidade da formação de quadros docentes bem preparados para cumprir os objetivos requisitados para a presença da filosofa nessa etapa da educação.

Ele destaca ainda: “a nossa Instituição já oferta o curso de Filosofia a distância, pelo UEMANET, mas a procura por um curso presencial foi muito grande nos últimos anos. Logo, diante do quadro de carência de docentes de Filosofia e da grande procura pelo curso presencial na UEMA, resolver elaborar o projeto político pedagógico, que foi aprovado pelo Conselho Universitário”.

Como objetivos principais, o Curso de Filosofia ofertado pela UEMA, propõe compreender a partir de uma formação consistente que a filosofia, enquanto pertencente a um contexto histórico-sócio-político, permite-se voltar com sua atividade própria, o saber crítico-reflexivo, para a investigação dos problemas mais urgentes da sociedade do seu tempo, estejam eles no campo ético, político, educacional e/ou mesmo os que se situam, como hoje, na dimensão científico-tecnológica da sociedade do consumo. Assim como, propiciar um ambiente de discussão que favoreça o florescimento de uma comunidade filosófica responsável por articular, com todas as áreas do conhecimento e da arte, um espaço da livre circulação da palavra. Um espaço permanente que, de dentro ou de fora da Universidade, seja apropriado a um intenso e criterioso diálogo regulado pelo respeito mútuo e zelo ao conhecimento produzido.

O curso iniciará com seis professores mestres e doutores do Departamento de Filosofia da UEMA, além de profissionais da pedagogia e da psicologia, que irão compor o quadro. Novas vagas para docentes serão abertas, através de concurso público, a fim de completar a equipe de professores do curso. As aulas acontecerão no Centro de Ciências Educação Ciências Exatas e Naturais (CECEN) do Campus Paulo VI, em São Luís.

Por: Walline Alves