1º Escritório da EducationUSA no Maranhão é instalado na UEMA

Por em 29 de novembro de 2016

IMG_0083Foi realizada ontem (28), no Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a inauguração do 1º Escritório da EducationUSA instalado no Maranhão.

O Escritório, que fica no prédio do Darcy Ribeiro, é um dos 32 instalados no Brasil e faz parte de uma rede global de Escritórios de Orientação do Departamento de Estado Americano para auxiliar pessoas interessadas em estudar nos Estados Unidos.

Esse escritório irá atender discentes e docentes de todas as IES do Maranhão.

Dentre os serviços ofertados pelo EducationUSA estão: palestras e workshops, tradução certificada de documentos, programa oportunidades acadêmicas, estágios, feiras educationUSA, orientação personalizada para graduação, mestrado e doutorado; e orientação pré-partida.

Durante a cerimônia de inauguração, a coordenadora Regional do EducationUSA no Conesul, Rita IMG_0027Moriconi,  explicou mais sobre a rede global de Escritórios de Orientação do Departamento de Estado Americano, as oportunidades de troca que poderão ser feitas entre estudantes e docentes brasileiros com os norte-americanos e as vantagens a longo prazo para todos os que irão utilizar os serviços.

Ela ressaltou: “O propósito do EducationUSA não é vender nada, mas queremos que saibam das oportunidades de bolsas e cursos existentes nos EUA e possam fazer bom proveito delas”.

O cônsul de Diplomacia Pública, Matt Keener, do Consulado Geral dos Estados Unidos de Recife, também exaltou o esforço da Universidade em promover a internacionalização, com a parceria para instalação do EducationUSA na IES.

“Este escritório, aqui na UEMA, vai ajudar milhares de estudantes maranhenses a realizarem seus sonhos de estudar nos Estados Unidos, aprenderem uma nova língua e uma nova cultura. Isso só está sendo possível por causa de parceiros fortes como esta Universidade”, comentou.

Já o reitor da UEMA, Gustavo Pereira, parabenizou a Assessoria de Relações Internacionais por estar a frente dessa iniciativa e também falou dos fatores que culminaram na formalização da EducationUSA na Instituição.

“Para que a política de internacionalização seja bem sucedida é necessário ter apoio e o apoio se dá por diversas ferramentas e caminhos. Um dos passos, em nível nacional, foi o Ciências sem Fronteiras; no Maranhão, temos o programa ‘Cidadão do Mundo’. Aqui, na UEMA, precisamos ampliar nosso portfólio de instrumentos para oportunizar a professores e alunos fazerem intercâmbio. Já lançamos uma bolsa chamada ‘Pesquisador Sênior’ e fizemos acordos de cooperação com universidades internacionais, porém queremos mais e já estamos planejando outros mecanismos”, frisou.

Também participaram da inauguração o vice-reitor Walter Canales, o pró-reitor de  Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; a assessora especial da SECTI, Alessandra Moraes Rego, representando o secretário Jhonatan Almada; o assessor de Relações Internacionais da UEMA e education adviser, Thales Passos; e a diretora de Relações Internacionais do IFMA, Virgínia Freire, representando o reitor Francisco Roberto Brandão.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho