Pesquisadores e alunos da UEMA são contemplados no Prêmio Fapema 2016

Por em 9 de dezembro de 2016

comunicadopremio2016-fapema-siteA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou, na noite da última quarta-feira (07), no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em São Luís, da cerimônia do Prêmio Fapema Maria Aragão. Estiveram presentes, o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana, representando o reitor, Gustavo Pereira da Costa, alunos e professores premiados.

Este ano, o Prêmio Fapema homenageou a médica, professora e militante Maria Aragão, que lutou por uma sociedade justa e igualitária. A história dela tem origem na extrema pobreza, mas ela superou a fome e o preconceito na busca do sonho de ajudar a humanidade.

Ao todo, 143 propostas foram submetidas ao edital Prêmio Fapema Maria Aragão, 67 foram pré-selecionadas como finalistas e 47 pesquisadores foram contemplados com o troféu oficial do concurso, um diploma e uma premiação no valor e forma específicos, de acordo com a categoria e modalidade.

A UEMA conquistou os prêmios nas categorias JOVEM CIENTISTA, com a pesquisadora, Daniele Borges de Sousa – orientadora, Zafira Da Silva de Almeida; e o pesquisador, João Gustavo Mendes Rodrigues – orientador, Nêuton da Silva Souza; DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, com a pesquisadora, Renata Mondêgo de Oliveira – orientadora, Ana Lucia Abreu Silva; e a pesquisadora, Sildiane Martins Cantanhêde –  orientadora, Débora Martins Silva Santos; e TESE DE DOUTORADO, com a pesquisadora Danielle Camargo Celentano Augusto – orientador, Emanoel Gomes De Moura.

HONRA AO MÉRITO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO

Além dos premiados, o Prêmio Fapema Maria Aragão ofereceu a condecoração Honra ao Mérito Científico-Tecnológico a cinco pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento da Ciência no Maranhão.

Foram eles: Rose Marie Jácome, coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Caxias; Zulene Muniz Barbosa, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da UEMA; Mundicarmo Maria Rocha Ferretti, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA; Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, professora do Departamento de Farmácia da UFMA; e Luiz Alves Ferreira, o Luizão, professor do Departamento de Patologia da UFMA.

Por: Karla Almeida