Projeto da Uema é contemplado em Edital FINEP

Por em 12 de janeiro de 2017

finepUm projeto desenvolvido por professores do Programa de Mestrado em Ciência Animal da UEMA foi contemplado no Edital da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto é intitulado como MILAB: Melhoria da infraestrutura laboratorial na área de Biotecnologia para produção de Fitomedicamentos oriundos do Bioma Amazônico. O edital vai apoiar projetos de infraestrutura básica para pesquisas em instituições de Ensino Superior e Pesquisa Científica nos Estados que integram a área de abrangência da Amazônia Legal. Os recursos obtidos permitirão a aquisição de equipamentos de alta tecnologia, possibilitando o avanço em diversas áreas de pesquisa da UEMA, como explica a professora Alcina Vieira de Carvalho:

“A UEMA será beneficiada com a aquisição de equipamentos de grande porte e tecnologia avançada que permitirá um incremento nas pesquisas realizadas na Universidade, além de estruturação laboratorial do prédio que se encontra em fase de finalização de obras com recursos da mesma origem FINEP”, pontuou.

Além do projeto MILAB, os recursos do edital também auxiliará o Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa da Pós-Graduação (LAMP).

“Este Prédio de Laboratórios com a finalidade Multidisciplinar, conhecido como LAMP, nasceu de um desejo baseado em uma demanda estrutural de pesquisa do Programa de Mestrado em Ciência Animal junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Administração Superior da UEMA, que somados esforços mútuos se concretizará em breve. Considerando a necessidade de equipar esse novo prédio foi encaminhada a proposta para o edital da FINEP”, afirma a docente.

A nova estrutura beneficiará toda comunidade acadêmica, atendendo não somente o Mestrado em Ciência Animal, mas as demandas de outras áreas de pesquisas afins, permitindo a execução de projetos de caráter multidisciplinar nesta estrutura laboratorial.

“Esse equipamentos adquiridos permitirão aperfeiçoar as pesquisas desenvolvidas na UEMA com impacto direto nos índices de produção científica qualificada dos docentes e discentes, bem como na formação de recursos humanos. Os editais que fornecem subsídios, especialmente estruturais, a projetos de pesquisas, consolidam o esforço mútuo de grupos de professores e alunos em suas descobertas e descrições. A UEMA, portanto, segue em sua trajetória de busca da excelência e, com esse edital, conquista mais um degrau de qualidade, especialmente na área da pesquisa e pós-graduação, para participar junto ao estado da produção eficiente de ciência e tecnologia.

Por: Carol Ribeiro