Revista Outros Tempos lança nova edição


Por em 5 de janeiro de 2017



O curso doutros tempose História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) lançou o 13º volume da Revista eletrônica “Outros Tempos”. Nesta edição, o periódico traz o dossiê “Imagem e imaginário social”, com oito artigos de especialistas no campo da história cultural, da história visual do colonialismo e da história social da fotografia e do cinema. O dossiê foi organizado pelo Prof. Dr. Silvio Marcos de Souza Correa, da UFSC.

Todos os artigos versam sobre o binômio imagem e imaginário a partir de abordagens variadas e com base em diferentes suportes materiais às imagens, como a imprensa periódica ilustrada, a fotografia e o filme. Ora como fontes, ora como objetos de estudo, as imagens interpelam historiadores e demais especialistas em suas investigações sobre a visualidade do período colonial.

Também integram o dossiê um conjunto de questionamentos sobre a representação imagética da alteridade em situação colonial, sobre aquilo que se busca ver e/ou exibir nos quadros do colonialismo e ainda sobre obnubilações e invisibilidade de certas práticas em territórios sob domínio colonial.

A edição conta ainda com quatro artigos livres, quatro resenhas e uma entrevista.

A Revista Outros Tempos é Qualis B2 em História.

Acesse a revista em: www.outrostempos.uema.br



Últimas Postagens