UEMA realiza certificação da primeira turma UNABI

Por em 16 de janeiro de 2017

IMG_1304

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) realizou na noite da última sexta-feira (13), no auditório do prédio de Biologia – Campus Paulo VI, a certificação dos alunos da primeira turma do Programa de Extensão Universidade Aberta Intergeracional –  UNABI.

Estiveram presentes o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o pró-reitor da PROEXAE, Paulo Catunda; o assistente geral do Programa UNABI, Wenderson Vasconcelos, representando a coordenadora geral da UNABI, Graça Neri; a coordenadora do Polo São Luís, Efigênia Magda de Oliveira Moura; o assessor da Reitoria, Porfirio Candanedo Guerra. Além de professores do Programa UNABI, diretores de Centro e de Curso, assessores, convidados e familiares dos alunos.

De acordo com a oradora oficial da noite, Maria do Rosário Rodrigues, “o Programa UNABI da UEMA abriu novas portas para todos nós, nesse período de convivência, trabalhamos mente e corpo, com trocas de experiências e conversas sobre a melhor idade. A luta não acabou, queremos voar mais alto, pois somos eternos aprendizes. Não esqueceremos jamais os momentos enriquecedores vividos aqui”.

A coordenadora do Polo São Luís, Efigênia Magda de Oliveira Moura destacou, “nós acabamos de escrever mais uma história dentro da UEMA. O que celebramos hoje é uma vitória e a superação na vida de cada aluno que está aqui nessa noite, continuem festejando a vida, nós podemos sempre mais”.

IMG_1257O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, enfatizou a importância da decisão tomada em criar um Programa que expressasse uma visão nova, com a cara e o sentimento de UEMA. “Hoje estamos testemunhando a concretização de um Programa que visa a inclusão, a troca de saberes e experiências entre gerações, vejam o tamanho do nosso desafio e que bom desafio. Temos exemplos aqui, de pessoas que continuam sonhando, motivados a viver, em busca de novos ideais. Que fique para nós esse exemplo e a coragem de continuar”.

IMG_1233UNABI – O Programa UNABI tem como eixo norteador a promoção de atividades gerontagógicas  intergeracionais e surgiu para atender as demandas localizadas nos municípios que contemplam os Campi da UEMA, considerando o crescimento da população idosa no cenário nacional, por conseguinte, no estado do Maranhão. Promove ações de caráter técnico-científico a fim de possibilitar a inserção de pessoas idosas na Universidade, proporcionando trocas de saberes com vistas a inserção social e melhoria da qualidade de vida.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho