Solenidade marca a entrega do Espadim para cadetes na UEMA

Por em 17 de fevereiro de 2017

IMG_1592Uma solenidade realizada pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), marcou a entrega do Espadim de Dom Pedro II para trinta novos cadetes da 11ª turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

“Essa solenidade é mais militar do que acadêmica. É um evento que marca a entrada do cadete na carreira militar de bombeiro. Todos os cadetes, anualmente, participam de uma solenidade como essa. Os cadetes são os alunos do primeiro ano”, disse o professor Fernando Lima, diretor do curso do CFO na UEMA.

A entrega do Espadim Tiradentes é o momento em que os cadetes recebem o símbolo da dignidade, da honra e do compromisso com o Corpo de Bombeiros do Maranhão. “A entrega do Espadim é feito após o período de adaptação dos alunos, que é um período de seis meses. O cadete já é um posto entre os postos do militarismo”, explica o tenente Paulo César, do Corpo de Bombeiros.

IMG_1632Além de bombeiros, oficiais e cadetes, também participou da solenidade o secretário de Segurança Pública do Maranhão Jefferson Portela, que foi homenageado pela 11ª turma do CFO que colocou o nome do secretário como patrono da turma.

“Fico muito feliz com essa homenagem. Fico muito feliz, vejo isso como um patrimônio. Me sinto honrado e compromissado com essa turma nos interesses públicos que ela tem”, disse. “A importância dessa solenidade é grande, porque nosso contingente precisa de reforço permanentemente. Esses jovens representam renovação e acréscimo na força do Corpo de Bombeiros do estado do Maranhão”, completou.

Significado do Espadim

O Espadim, arma símbolo dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais é originário da época do Czar Alexander III, que no Comando do Exército Russo solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração à vitória em campanha militar na cidade de Varna, atual Bulgária.

No Brasil, a primeira cerimônia de recebimento de espadins ocorreu em 1932, na antiga Escola Militar de Realengo e, a partir de 1944, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende. O objetivo é representar o cadete a um aprendiz dos oficiais, o qual estava sendo preparado para o comando, e não a significação de nobreza, como acontecia nos Impérios Europeus.

Nas Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, o Espadim recebe o nome de seus patronos. No Maranhão, é conhecido como “Espadim Tiradentes”, na Polícia Militar, e de Espadim D. Pedro II, no Corpo de Bombeiros Militar, sendo entregue ao cadete depois concluído o primeiro ano de curso.

Por: Lucas Vieira

Fotos: Luís Paulo Sousa