UEMA ofertará Programa de Residência Médica em Caxias


Por em 3 de fevereiro de 2017



IMG-20170203-WA0031

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) ofertará quatro vagas para o Programa de Residência Médica no município de Caxias. Serão disponibilizadas duas vagas para a área de Clínica Médica e duas vagas para a área de Ginecologia e Obstetrícia. O processo seletivo será regido por edital que será divulgado na próxima semana no site da Universidade.

“O programa visa a continuidade dos estudos e a oportunidade de se especializar em uma residência. Ele é muito importante para a Universidade porque consolida as parcerias com as instituições médico-hospitalares de Caxias, tanto a rede municipal quanto a rede estadual, e oportuniza para que os próprios alunos da UEMA e de outras instituições tenham mais uma instituição certificada para a residência médica”, explicou o vice-reitor Walter Canales Sant’ana.

Ainda de acordo com o gestor, a iniciativa faz parte do programa de estado do governador Flávio Dino, para que se aumente o número de médicos no Maranhão e melhore a qualidade dos serviços médicos oferecidos no Estado.

“Dentro da Universidade nós estamos num plano de médio prazo de duplicação das vagas dos curso de Medicina de Caxias, e isso passa também pela construção de novas instalações e pelo concurso de novos professores para o Curso de Medicina, e essa residência médica vai refletir também na qualidade do curso de graduação da UEMA”, pontuou Walter Canales.

O Programa vai funcionar em parceria com os hospitais da região de Caxias. Todo o processo seletivo será regido pelo edital que será divulgado na próxima semana, como explica a assessora de Concursos e Seletivos, Cristiane Pestana:

“Estamos trabalhando o Edital, que além da inscrição para o seletivo em si, conta com a isenção do pagamento da taxa, em que os candidatos vão se habilitar para concorrer, e isso acontecerá nos próximos 15 dias, tanto a inscrição, quanto a realização do processo seletivo, porque a proposta é que o Programa já inicie em março”.

A professora do Curso de Medicina de Caxias, Joseneide Teixeira, explica que a Residência surgiu a partir da carência de especialistas dessas áreas no município. “Fizemos um estudo e percebemos que há poucos médicos atualmente na área de clínica médica e obstetrícia no município de Caxias. Também estamos estudando outras áreas em que há carência de profissionais especialistas para pleitear futuras especializações”.

Os interessados devem ficar atentos ao site da UEMA, que divulgará o edital com as normas e prazos do processo seletivo.

 

Por: Carol Ribeiro

Foto: Luís Paulo



Últimas Postagens