UEMA participa do Programa “SIM, EU POSSO

Por em 20 de fevereiro de 2017

cb1a36e0-4697-4448-9cc8-6a41632bbbc8Acompanhado do professor Isaac Giribet Bernat, do Curso de História e representante da PROEXAE, o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales participou, na última sexta-feira (17), da conclusão da primeira turma do “SIM, EU POSSO”, que aconteceu no Centro de Convenções da Ufma, com abertura feita pelo governador Flávio Dino.

O programa, que é uma iniciativa do Governo do Estado, funciona em parceria com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), com o objetivo de alfabetizar jovens, adultos e idosos, desde a escrita do próprio nome até o conhecimento de sua identidade e cultura. Nesta primeira etapa foram incluídos oito municípios e alcançadas 7.119 pessoas.

Muito satisfeito com os resultados do projeto nesta primeira etapa, o governador 1ª turma SIM, EU POSSO (3)Flávio Dino esclareceu “Nossa avaliação é muito positiva com essa primeira fase, na qual conseguimos um resultado excelente tirando milhares de pessoas da escuridão e ajudando a transformar a realidade do nosso Estado para que haja mais justiça social”, disse.

Como professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Isaac Bernat, participa do programa por indicação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE). “Estou no programa “SIM, EU POSSO”, no município de Governador Newton Bello, na implantação da Primeira Jornada de Alfabetização do Maranhão, acompanhando a aplicação do método de alfabetização em sala de aula, participando das atividades de capacitação do Círculo de Cultura e dos seminários municipal e estadual”, informa.

“Sem saber ler a gente não é nada. Por isso eu achei o programa importante e participei. Já consigo ler placas na rua, ler um monte de coisas e melhorou muito para mim”, disse Manoel dos Santos, de Santana do Maranhão, um dos alunos.

O seminário é parte integrante da mobilização pela alfabetização, que integra o Plano de Ações “Mais IDH”, instituído pelo governador Flávio Dino, cuja meta é reduzir os índices de analfabetismo no estado. O evento foi promovido pelas secretarias de Estado da Educação (SEDUC) e Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), em parceria com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST).

1ª turma SIM, EU POSSO (4)

Texto: Alcindo e SECAP