Vice-reitor e equipe visitam os campi de Itapecuru e Coelho Neto

IMG-20170216-WA0009Acompanhado do engenheiro da equipe de interiorização da UEMA, Glauber Alves e do assessor da vice-reitoria, Getúlio Vitorino, o vice-reitor Walter Canales, dando continuidade à política de visitação aos campi da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por parte da reitoria e pró-reitorias, esteve em Itapecuru-Mirim e Coelho Neto esta semana.

Ao ser recebido pela diretora do campus de Itapecuru-Mirim, Conceição Pacheco, vistoriou todas as dependências do prédio atual, onde receberam  as melhorias, como climatização das salas, nova iluminação, novo piso, Laboratório multidisciplinar, Laboratório de Informática, e os setores administrativos, que ganharam novo arranjo, bem como a área de vivência.

Em seguida, o professor Walter reuniu com os professores dos cursos de Biologia e Letras, em que constatou a nova dinâmica imposta pela diretora do campus e toda sua equipe.

Durante o encontro com aquela comunidade, o vice-reitor pôde observar que professores, servidores e, principalmente alunos, todos estavam animados e conscientes de suas responsabilidades em proporcionar uma melhor relação de aprendizagem.

Ainda por ocasião da visita, a comitiva esteve no prédio do CEMA, que abrigará as futuras instalações do campus de Itapecuru. Segundo o professor Walter, é um terreno mais amplo com um prédio a ser reformado, a partir de recursos de emendas parlamentares que devem ser concretizadas este ano, dos deputados federais Hildo Rocha e Júnior Marreca. “A reforma do CEMA é um desejo antigo da UEMA e da sociedade de Itapecuru, que irá proporcionar não só a consolidação do campus como abrir horizontes para novos cursos e mais vagas para a graduação”, afirmou o professor Walter.

De acordo com a diretora do Campus Itapecuru-Mirim, Conceição Pacheco, a visita do vice-reitor ao centro foi um momento muito oportuno para a socialização das ações concretizadas pela atual gestão, tendo em vista algumas modificações realizadas, tanto no aspecto físico-estrutural do prédio, quanto na organização didático-pedagógico.

“A visita propiciou, ainda, uma conversa entre o professor Canales e os professores dos cursos de Letras, Biologia e Agronegócio, os quais participavam do Encontro Pedagógico aqui e, com isso, puderam tirar dúvidas, fazer sugestões e solicitações”, acrescentou Conceição.

Em Coelho Neto, junto a diretora do campus, Raimunda Lobão, foram também visitadas todas as instalações do IMG-20170216-WA0003prédio, onde foi feito o levantamento das demandas de curto prazo para o melhor acolhimento dos alunos na volta as aulas.

A notícia de um contrato de manutenção predial para o campus foi muito bem recebida, visto às dificuldades de administrar os recursos de adiantamentos para as pequenas intervenções necessárias. Ainda com a presença do vice-reitor, foram discutidas as necessidades de ampliação das salas de aula e salas administrativas.

O professor explicou que o novo Curso de Letras, que terá suas aulas iniciadas em agosto, deu um grande ânimo aos gestores e à comunidade local, proporcionando o aumento de vagas oferecidas. “O grande número de candidatos aos cursos de graduação a distância, no vestibular realizado em Janeiro, será mais um fato que garantirá um grande fluxo de aprendizado em 2017”, disse.

Já a diretora do campus, Raimunda Nonata Lobão, declarou que a presença do vice-reitor na UEMA de Coelho Neto, representa uma preocupação da administração superior da universidade com a qualidade da educação superior na região. “Nós estamos felizes com a presença do professor Walter, que nos autorizou a pintar o prédio para receber os calouros e veteranos no próximo dia 6 de março. Ficamos também muito agradecidos porque ele reconhece nossas necessidades. Como exemplo, a de novas salas de aula, de aumentar a Biblioteca e de novos equipamentos”, esclareceu Lobão. E ressaltou: “Aceitamos este desafio para somarmos com a universidade”.

Texto: Alcindo Barros

Compartilhar.