CPA apresenta Relatório de Autoavaliação Institucional 2016

Por em 27 de março de 2017

IMG-20170327-WA0120

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em reunião realizada no prédio da Reitoria, na manhã desta segunda-feira (27), apresentou à administração superior, o Relatório de Autoavaliação Institucional 2016 da instituição.

O documento, que visa garantir e favorecer a qualidade dos serviços educacionais prestados pela UEMA à sociedade maranhense foi apresentado pelo presidente da CPA, Francisco Nobrega dos Santos e pelos membros da Comissão, Ilka Ribeiro Serra, Mauro Henrique Carozo e Ana Lúcia Duarte.

Para o reitor Gustavo Pereira da Costa, o resultado da autoavaliação representa o índice de satisfação das ações que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos na instituição. “Esses resultados, por meio dessas dimensões, como planejamento, comunicação com a sociedade, políticas de ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura, nos trazem elementos que são indispensáveis para fazermos algumas correções, para repararmos algumas falhas, como também aperfeiçoarmos, dentro de um processo de melhoria contínua, aquilo que a gente vem desenvolvendo”, observa.

Conforme explicou o professor, o próximo passo é dar ampla divulgação ao Relatório de Autoavaliação e, como consequência disso, estabelecer um procedimento para que Pró-Reitorias e Centros possam apresentar, naquilo que compete a cada um, quais as ações que vão empreender, para que esse processo de melhoria efetivamente se concretize.

Segundo a comissão, a autoavaliação institucional representa uma ocasião ímpar para a identificação do nível de qualidade de atuação da UEMA, como formadora de recursos humanos e como propulsora do desenvolvimento do estado. “As informações levantadas nos diversos segmentos da comunidade universitária possibilitaram à UEMA conhecer-se melhor. Os desafios são muitos e passam, obrigatoriamente, pelo caminho da autoavaliação que, com ações institucionalizadas, conduzirá ao aprimoramento da universidade”, disse Nobrega.

O professor conclui informando que a necessidade de autoavaliação transcende a obrigatoriedade estabelecida pelas exigências legais. Ele esclareceu que nas universidades públicas, a autoavaliação deve ser vista como instrumento único e indispensável para nortear, em especial, as obrigações da busca contínua da qualidade no desempenho acadêmico, do aperfeiçoamento do planejamento, da gestão universitária e do fortalecimento dos compromissos sociais.

Participaram também da reunião, o vice-reitor Walter Canales; os pró-reitores Roberto Serra (Proplan) e Paulo Catunda (Proexae); além de assessores e membros da CPA.

Teto: Alcindo Barros

Foto: Edson Ferreira