UEMA e CODEVASF assinam convênios para a revitalização do Rio Itapecuru

Por em 27 de março de 2017

IMG_20170324_100105388

Durante a solenidade de abertura do Seminário de Revitalização dos Rios Maranhenses e suas Nascentes, realizada na última sexta-feira (24), no auditório da FIEMA, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), assinaram dois importantes convênios.

O primeiro é para a “Aquisição de Equipamentos e Construção de Estação de Monitoramento de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru” e o outro para a “Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica também do Rio Itapecuru”.

Conforme explica o reitor Gustavo Pereira da Costa, os convênios têm por objetivo a revitalização e a preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, e serão úteis no fornecimento de importantes dados para o direcionamento de ações estratégicas que visem a revitalização desse rio e de sua bacia. “Então, a importância do Rio Itapecuru para a vida dos maranhenses, para a economia e, também, do ponto de vista da preservação do meio ambiente é fundamental. Por isso, é que a UEMA com toda a sua capacidade técnica e de seus pesquisadores está participando dessa parceria”.

Os documentos foram assinados pelo reitor Gustavo Costa e pela presidente da CODEVASF, Kênia Régia Marcelino, e contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; do senador Roberto Rocha; do presidente da Agência Nacional de águas, Vicente Andreu; do presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves; e de convidados.

O Rio Itapecuru é um curso d’água brasileiro que banha o Estado do Maranhão. Com 1.450 km de extensão e largura que varia de 50 a 120 metros, nasce no sul do estado e flui no sentido nordeste–norte até desaguar na baía de São José, golfão Maranhense.

Com 52.972,1 km² e ocupando 16% do território estadual, a bacia do Itapecuru é genuinamente maranhense e abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades.

Seu curso pode ser caracterizado fisicamente em três regiões: alto, médio e baixo Itapecuru. Dentre os principais fatores que determinam essa caracterização, pode-se citar a rede de drenagem, o relevo da bacia e a navegabilidade.

Texto: Alcindo Barros

Foto: Edson Ferreira