UEMA lança selo dos 35 anos

Por em 21 de março de 2017

IMG_3485Numa solenidade realizada na sala de reunião da Reitoria, Campus Paulo VI, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), lançou ontem (20), o Selo Comemorativo aos seus 35 anos em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde nove personalidades receberam homenagens com a obliteração do selo e presenteados com a réplica do carimbo.

Foram agraciados o reitor Gustavo Pereira da Costa; o vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; o presidente da Comissão de Concursos Públicos da UEMA, José Ribamar Bastos Ramos; os assessores da reitoria, Euda Batista, representada, na ocasião, pela professora Beatriz Andrade, e Porfírio Guerra; a presidente da Assuema, Maria do Socorro Carvalho Lobato; o presidente do Sintuema, Miguel Benedito Santos; o presidente da Apruema, Ubiracy Silva Nascimento; e o assistente da Pró-Reitoria de Planejamento da UEMA, João Augusto Ramos e Silva.

O reitor Gustavo Costa explicou que ontem foi uma data muito importante para a UEMA, quando aconteceu o lançamento do selo que comemora os 35 anos da instituição. Para ele, a cerimônia teve como finalidade eternizar, na filatelia, um registro histórico em que a universidade completa três décadas e meia, numa trajetória repleta de realizações que muito orgulha toda a comunidade universitária.

“Demos início a 2017, que será um ano de comemorações e que vai ter seu ápice com o prêmio “UEMA 35 anos”, onde vamos homenagear uma série de personalidades que têm contribuído para a história da nossa instituição”, disse o professor Gustavo

O vice-reitor Walter Canales, um dos homenageados, declarou que o momento é de comemorações e, para ele, ser lembrado pelo reitor para fazer parte do grupo dos agraciados pelos 35 anos da universidade é muito gratificante. “Nós que fazemos a UEMA diariamente não fazemos questão de prêmios ou de ser lembrados, mas quando o somos, lembramos de toda a trajetória na academia, de nossa vida dedicada à instituição como professores e gestores que somos”, frisou Walter.

Conforme relata o diretor regional dos Correios no Maranhão, Roosevelt Pereira de Carvalho, os Correios e a UEMA já são parceiros há cerca de 10 anos. “É um prazer está aqui para homenagear a universidade nos seus 35 anos. Esta é uma parceria que pretendemos continuar por muito tempo”, disse.

De acordo com o professor José Ribamar Bastos, receber o prêmio da UEMA por ocasião desses 35 anos é uma grande honra. “O recebimento deste prêmio para mim é uma alegria incomensurável, é o reconhecimento de todo um trabalho que temos feito aqui há mais de 20 anos”, lembra.

A UEMA teve sua origem na Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM), para coordenar e integrar os estabelecimentos isolados do sistema educacional superior do Maranhão.

Através da Lei nº 4.400, de 30 de dezembro de 1981, a FESM foi transformada na Universidade Estadual do Maranhão, e teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto Federal nº 94.143, de 25 de março de 1987, como uma Autarquia de regime especial, pessoa jurídica de direito público, na modalidade multicampi.

Ainda participaram do evento os pró-reitores Roberto Serra (Proplan), Paulo Catunda (Proexae), e Andréa de Araújo (PROG); o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Jorge Passinho; a coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), Ilka Serra; a coordenadora do Programa Darcy Ribeiro, Regina Célia Castro; professores, assessores e convidados.

dsc-11

Texto: Alcindo Barros