UEMA realiza aula inaugural da primeira turma do Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas aplicada a engenharia aeroespacial

Por em 21 de março de 2017

aulamestespacia1A Universidade Estadual do Maranhão promoveu nesta segunda feira, 20, a aula inaugural da primeira turma do Mestrado Profissional em Engenharia da Computação e Sistemas voltado para sistemas computacionais aplicados à engenharia aeroespacial.

O Mestrado Profissional é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a UEMA, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Inovação (SECTI), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica(ITA).

Durante a aula inaugural, o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, parabenizou os alunos ingressantes e falou da importância do mestrado para a Universidade. “Tenho certeza que estamos hoje demarcando um espaço na história e que a semente que está sendo plantada através dessa cooperação, dessa parceria multilateral irá produzir bons resultados, e que a UEMA por conta e razão de momentos como esse possa também se firmar em um curto espaço de tempo como um seleiro formador de engenheiros de elevado nível na área aeroespacial”, destacou o reitor.

De acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Jonathan Almada, entre as ações estratégicas da Secretaria está o fortalecimento da área de engenharia aeroespacial, tendo a UEMA como instituição parceira.

“Hoje a realização da aula inaugural do mestrado com foco em engenharia aeroespecial é um momento do congratulação, em que cumprimos com essa meta e também contribuímos para o fortalecimento da UEMA. É de fato um momento extremamente relevante para a UEMA, que evidencia o reconhecimento do governo em relação a importância estratégica que esta Universidade tem para o desenvolvimento do Maranhão”, falou o Secretário.

Para o coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Computação e Sistemas (PECS/UEMA), professor Henrique Mariano Costa do Amaral, o mestrado vai possibilitar que os alunos tenham acesso a altas tecnologias que serão incorporadas junto com os professores da UEMA em cooperação com os professores do ITA, no desenvolvimento de pesquisas e projetos.

aulamestespacia3O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Luís Carlos Sandoval Goés, ministrou a palestra PECS-Aeroespacial com desafio da Multidisciplinaridade. Na oportunidade, o professor falou sobre o CLA e o ITA. Segundo o palestrante o mestrado tenta conectar as competências que estão disponíveis na UEMA e direciona-las para temas estratégicos e prioritários do Centro de Lançamento de Alcântara.

“Como uma linha de pesquisa acredito que o mestrado é uma iniciativa bastante inovadora porque vai permitir aos alunos desse programa que eles tenham acesso a essas ferramentas de última geração e também que eles possam contribuir significativamente para o programa espacial do país”, finalizou o professor.

aulamestespacia2Participaram ainda da aula inaugural o diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, coronel Luciano Valentim Rechiuti, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA), Cleudson Campos, além de professores e alunos do Mestrado.

Mestrado em Sistemas Computacionais Aplicados a Engenharia Aeroespacial

O Mestrado Profissional é fruto de uma parceria da UEMA com o ITA via cooperação entre o Governo do Estado do Maranhão (SECTI/UEMA/FAPEMA) e a Aeronáutica (DCTA/ITA/CLA).

O curso será ministrado por professores da UEMA e do ITA em regime presencial ou semipresencial. Haverá também minicursos de atualização tecnológica, bem como a possibilidade de estágios curtos junto ao Centro de Lançamentos de Alcântara.

A duração do Mestrado é de 24 meses, período exigido para obtenção de 48 créditos com disciplinas, seminários de acompanhamento, exame de qualificação, publicação técnica, atividades extracurriculares, proficiência em língua inglesa e dissertação.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Ferreira