Câmara de Graduação e Câmara EAD/UAB reúnem-se na UEMA para discutir ações ligadas à ABRUEM

Por em 21 de abril de 2017

IMG_3976Estiveram reunidos na Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), nesta semana, representantes das câmaras de Graduação e EAD/UAB da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) para discutir sobre projetos em conjunto,  Política de Graduação Nacional, dentre outros temas vinculados à ABRUEM.

Os representantes da gestão superior da UEMA presentes na reunião foram vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; a pró-reitora de Graduação e membro da Câmara de Graduação, Andréa de Araújo; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra; e a coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) e integrante da Câmara EAD/UAB, Ilka Serra.

Um dos primeiros temas levantados pelo presidente da Câmara de Graduação, Paulo Wolff, foi a possibilidade das universidades estaduais aderirem ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) para que possam ter mais uma forma de angariar recursos a fim de manter ações de assistência estudantil aos docentes.

“Por meio da adesão ao SISU há como conseguir recurso do Programa Nacional de Assistência Estudantil para Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (PNAEST) a fim de evitar a evasão de estudantes nas universidades públicas, já que muitos deles precisam trabalhar e estudar durante a graduação”, disse.

O vice-reitor Walter Canales, em sua fala, também alertou sobre a expansão de vagas nas universidades públicas: “Para ter novos cursos ou mais vagas nas universidades públicas é preciso mais investimento em infraestrutura, formação pedagógica dos professores e criação de mecanismos para evitar a evasão dos alunos”.

Para a pró-reitora Andréa de Araújo o ponto mais importante agora é “pensar nos meios para apresentar  os anseios e preocupações concernentes à graduação na próxima reunião da ABRUEM”.

Já a secretária da Câmara EAD, Carmem Cipriani Pandini, apresentou o Programa EAD em Rede em linhas gerais e como ele poderá ser operacionalizado pelas instituições ligadas à ABRUEM.

“Várias instituições foram consultadas sobre o interesse em participar desse Programa e a resposta foi positiva, inclusive, também, de ofertar de cursos abertos e assessoria para implantação e práticas EAD nas universidades”, ressaltou.

Na oportunidade, a coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra, informou sobre a realização do 1º Simpósio Internacional em Inovação na Educação Superior , que será realizado pela UEMA em parceria com a ABRUEM, entre os dias 27 e 29 de junho deste ano, com enfoque em estratégias inovadoras aplicadas à educação superior.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho