Programa Ensinar: Governo e UEMA em prol da transformação da realidade socioeconômica do Maranhão

Por em 27 de abril de 2017

Governador, Vice-Governador e Reitor da UEMA

Em consonância com um conjunto de ações do Governo do Estado que visam ao fortalecimento do Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão, a Universidade Estadual do Maranhão lançou nesta quinta, 27, o “Ensinar”, novo programa de formação de professores da Instituição. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Leões, em São Luís.

Esta é a quarta geração de programas dessa natureza, ofertados pela UEMA, que objetivam, sobretudo, formar professores para a Educação Básica do Maranhão, contribuindo assim para o desenvolvimento social, econômico e político do Estado.

O Programa Ensinar é considerado, pelo Reitor da UEMA, Gustavo Costa, como uma ação de Estado. “É um esforço que se soma aos programas implementados pelo Governo do Estado, tais como o Escola Digna, o Bolsa Escola, os investimentos de infraestrutura, etc. E ações da UEMA como a Licenciatura Intercultural Indígena, os cursos que oferecemos à distância, presenciais. Esse conjunto de iniciativas está transformando a realidade educacional do Estado do Maranhão”, disse.

Pelo pioneirismo e qualidade dos programas ofertados, a UEMA desponta no que tange a formação de professores para a Educação Básica do Estado. Dos 35 anos de trajetória, a Instituição dedica-se há 25 anos aos programas de formação de professores, com o olhar voltado para a interiorização. “Isso faz com hoje nós apresentemos números robustos à sociedade. De 1992 para cá, a UEMA já formou mais de 60 mil professores em programas dessa natureza. A Instituição possui uma consciência cidadã e professa aqui, mais uma vez, seu compromisso de continuar produzindo, difundindo conhecimento, mas sem perder de vista a responsabilidade com a preservação da cidadania de todos os maranhenses”, destacou Gustavo Costa.

Assertivamente, o Reitor da UEMA explanou que o Programa Ensinar está no caminho correto, diante da situação social e política do Brasil. “Eu creio que o Programa Ensinar está na mão certa. Eu tenho dito isso porque eu entendo que a contramão é a crise, a contramão é a supressão de direitos, a contramão é o açoite às oportunidades, a contramão é a preservação das desigualdades. A mão é o que nós estamos fazendo. Esse é o rumo”, enfatizou.

O Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino, preocupa-se em manter a UEMA viva e pulsante. Segundo ele, esse cuidado tem várias razões, entre elas, não permitir que a Instituição passe por situações financeiras complexas, a exemplo de diversas universidade estaduais do país. “A crise aguda das finanças públicas estaduais têm atingido instituições de enorme importância para o mundo científico e acadêmico do país, tomo como exemplo, a gloriosa Universidade Estadual do Rio de Janeiro, tão importante e de referência para inúmeras áreas acadêmica. Ela se encontra paralisada, infelizmente, há mais de um semestre (…). No Maranhão, nós temos conseguido preservar uma política de investimentos junto à UEMA, coerente com nosso governo, que se refere desde à detalhes, como o asfaltamento do Campus Paulo VI, à atividades finalistas, como incremento de 140% em bolsas de pesquisa na Instituição”, ressaltou.

Outra razão é que, segundo Flávio Dino, atualmente, o Maranhão possui mais de 50 mil professores da rede estadual e das redes municipais, que direta ou indiretamente, recebem ações de formação por intermédio do Governo do Estado. “Assim, o Programa Ensinar da UEMA é um passo a mais nesse caminho de uma educação melhor” concluiu.

Autoridades presentes no Lançamento do Programa Ensinar

Edital

O Governador e o Reitor da UEMA lançaram, durante a cerimônia, o edital  (nº. 50/2017 -REITORIA/UEMA) com os procedimentos e as normas para realização do Processo Seletivo Simplificado do Programa Ensinar de Formação de Professores destinado a selecionar candidatos, no limite das vagas ofertadas, nos seus Cursos de Graduação (veja aqui).

Cursos e Vagas

Neste ano, 1260 vagas serão ofertadas nos cursos de Ciências Biológicas, Matemática, História, Geografia, Letras, Línguas Portuguesa, Inglesa e Literatura e Pedagogia. Em 2018, a oferta de vagas será ampliada. O intuito é que cerca de 3.000 professores sejam formados até 2021, e comecem a atuar na educação básica do Maranhão. O Programa oportunizará aos futuros discentes uma formação baseada em valores éticos, linguísticos, estéticos, políticos e profissionais.

Aulas

A previsão para início das aulas será agosto de 2017 e término no segundo semestre de 2021. O público alvo do programa serão professores das redes de ensino que não tenham a formação em nível superior, além dos egressos do ensino médio da comunidade em geral.

Por: Walline Alves

Fotos Rafael Carvalho