UEMA realiza o I Simpósio de Tecnologia para Gestão Universitária

Por em 18 de abril de 2017

IMG_3816

Com o objetivo de apresentar as ações que o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) irá implantar na Universidade, bem como as atividades já realizadas, como a implantação do SigUEMA e de novas tecnologias para a comunidade acadêmica, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), realizou o I Simpósio de Tecnologia para Gestão Universitária – UEMATECH.

A abertura oficial ocorreu na noite de ontem (17), no auditório do Curso de Biologia, com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa; do pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Coelho Serra; da pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo; do coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Luís Carlos Fonseca; além de gestores, diretores e secretários de cursos, docentes e discentes da Instituição.

“Nós temos o desafio de reconhecer as tendências para o futuro e estamos conseguindo implementar ações concretas de modernizações tecnológicas. As sementes do passado foram plantadas como um convite para ampliar o futuro e realizar um olhar com a interpretação dos diversos sinais que hoje são possíveis de serem capturados, pela academia, pelos pesquisadores e pelos alunos. As ações de investimento em TI na UEMA são ações propositivas porque só é possível olhar para o futuro de uma maneira proativa se nós tivermos conseguido resolver as necessidades prementes e imediatas. Tenho a plena certeza que as coisas estão caminhando na UEMA e que alcançaremos as nossas metas de investimento e de realização. Se assim for, como está sendo e continuará a ser, a nossa Universidade vai conseguir recuperar alguns anos que ficamos a passos lentos, apesar dos esforços de todos anteriormente”, disse o reitor Gustavo Pereira da Costa.

O pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Coelho Serra, destacou: “Nós temos clareza, neste momento, que começamos a fazer história com a realização deste Simpósio, pois nosso olhar para frente passa por discussões como esta. O futuro se constrói a partir de uma caminhada que perpassa por ações e tomadas de decisões, tais como as de fazer investimentos no campo das tecnologias. O futuro desejável se construirá com o esforço de cada olhar otimista pelo que vem pela frente”.

Na oportunidade, foram entregues placas de homenagens às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do NTI, são eles: José Henrique Macedo, João Augusto Nunes e Silva e David Serra de Araújo.

Durante o evento, houveram mesas redondas e palestras sobre projeto de outsourcing, cinturão digital e residência técnica.

IMG_3819

Por: Karla Almeida