Núcleo de Tecnologia da Informação implanta sistema VoIP na UEMA

Por em 24 de maio de 2017

carta menorO Núcleo de Tecnologias da Informação (NTI) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) implantou mais uma moderna ferramenta que facilitará a comunicação dentro da Universidade. Desta vez, a Universidade contará com a tecnologia VoIP, conhecida também por ‘Voz sobre IP’.

O VoIP é uma tecnologia que viabiliza a comunicação telefônica utilizando a internet como meio de transmissão da voz, convertendo o sinal de voz analógico através da quebra da conversação em pacotes de dados no formato digital e os transmite por meio da internet. Na Uema, o VoIP atua nos setores acadêmico-administrativos, abordando todos os campi da Universidade, com exceção do município de São Bento, onde a ferramenta está sendo finalizada ainda nesta semana.

“Visto que atualmente todas as formas de comunicação estão relacionadas com a Internet, a Uema vem caminhando rumo ao progresso tecnológico. Transportar voz em redes de dados e não dados em redes de transmissão de voz como é tradicional, tornou-se uma solução muito atrativa. Com a integração do VoIP na Instituição, haverá o compartilhamento da rede para o tráfego de voz; a unificação de redes de transporte e comunicação, além do custo-benefício da utilização que se torna maior, pois o meio de transmissão é mais econômico quando comparado ao sistema telefônico tradicional”, explica Rafael Cruz, da Divisão de Redes e Datacenter da UEMA.

Rafael complementa ainda que a implantação do novo sistema na Universidade é uma forma de continuar com o compromisso de avançar na área das tecnologias da informação e comunicação. “A partir de agora a UEMA dispõe de uma ferramenta de alto desempenho, que ambiciona o aumento da produtividade dentro da Instituição”.