O papel dos filósofos nas empresas

Por em 23 de maio de 2017

O curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão realizou na manhã desta terça, 23, no auditório do UEMANet a web-conferência “A Filosofia nas Empresas” com o filósofo Jadir Mauro Galvão.

Segundo o diretor do Curso de Filosofia Licenciatura da UEMA, William de Jesus Costa Freitas, o evento teve como objetivo integrar os alunos da primeira turma do curso. “Esse evento é uma forma de aproximar os alunos, para que eles já possam entrar em contato com a filosofia e se envolver com as questões filosóficas, antes mesmo de iniciar o período”, disse.

O professor destacou também a importância do tema abordado na palestra: “Diante da atual reformulação no processo educacional, é necessário falar como a filosofia pode ser inserida em outros meios, ou seja, de que forma ela pode ser canalizada em outras áreas para além da educação”.

Durante a palestra, o professor e consultor de empresas, Jadir Mauro Galvão, falou sobre o papel do filósofo nas empresas. De acordo com o palestrante, a filosofia não é um campo restrito à docência, podendo contribuir de diversas formas para o mundo corporativo, colaborando, por exemplo, a cerca de planejamento, organograma, criatividade, conflitos nas empresas, problemas de comunicação, entre outros.

Para Jadir, apesar dos avanços na inserção da filosofia no campo empresarial, ainda há muito trabalho a ser explorado. “Ainda há muita coisa a ser feita, construída, por isso acho louvável essa iniciativa da universidade em proporcionar essa discussão sobre novas formas, novas propostas de como inserir a filosofia na vida das pessoas e consequentemente no mundo do trabalho”, afirmou o professor.

O CURSO

O curso de Licenciatura em Filosofia, na modalidade presencial da UEMA foi aprovado durante sessão dos Conselhos Superiores da Instituição (CEPE E CONSUN) dos dias 22 e 23 de Junho.

Como objetivos principais, o Curso de Filosofia ofertado pela UEMA, propõe compreender a partir de uma formação consistente que a filosofia, enquanto pertencente a um contexto histórico-sócio-político, permite-se voltar com sua atividade própria, o saber crítico-reflexivo, para a investigação dos problemas mais urgentes da sociedade do seu tempo, estejam eles no campo ético, político, educacional e/ou mesmo os que se situam, como hoje, na dimensão científico-tecnológica da sociedade do consumo. Assim como, propiciar um ambiente de discussão que favoreça o florescimento de uma comunidade filosófica responsável por articular, com todas as áreas do conhecimento e da arte, um espaço da livre circulação da palavra. Um espaço permanente que, de dentro ou de fora da Universidade, seja apropriado a um intenso e criterioso diálogo regulado pelo respeito mútuo e zelo ao conhecimento produzido.

As aulas terão início no segundo semestre de 2017.