Reitoria Itinerante dá expedientes em Caxias

Por em 18 de maio de 2017

CaxiasA Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu início na tarde desta quinta-feira (18), aos trabalhos da Reitoria Itinerante, começando pelo Campus de Caxias, com o objetivo de se aproximar das demandas regionais da universidade, ouvido a comunidade acadêmica local.

Para atender às necessidades dessa população acadêmica, a UEMA reúne em Caxias, hoje e amanhã, as Pró-Reitorias de Planejamento, de Administração, de Extensão e Assuntos Estudantis, de Pesquisa e Pós-Graduação e de Graduação.

Participam, também, da iniciativa, as Assessorias de Gestão Ambiental, de Relações Internacionais, de Concursos e Seletivos e de Comunicação, e, ainda, o Setor de Pessoal, o Núcleo de Tecnologias da Informação, a Prefeitura de Campus, o Núcleo de Acessibilidade, entre outros.

Conforme explica o reitor Gustavo Costa, o projeto Reitoria Itinerante, consiste numa iniciativa da gestão centralIMG_0258 da UEMA no sentido de promover um período de atendimento in loco nos campi da universidade por meio dos setores ligados diretamente à Reitoria, compreendendo as pró-reitorias e as principais assessorias e coordenações mais demandadas. “A ideia é oportunizar – no caso da primeira experiência no campus de Caxias –, dois dias de atendimento aos alunos, professores e à gestão do campus, em suas necessidades”, disse o professor.

E continuou: “É absolutamente indispensável que os gestores se aproximem da comunidade local e vejam os problemas, e, o que é mais importante, encaminhem soluções, fazendo com que a comunidade se sinta parte do processo de gestão”, comenta.

O reitor entende, ainda, que a administração da UEMA não acontece somente em São Luís, “ela se realiza onde está”. Ele declara que o propósito é que, gradativamente, os campi tenham mais autonomia no seu gerenciamento. Nesse processo, o reitor julga que dentro de uma universidade, qualquer forma de gestão precisa ser participativa e legitimada pela comunidade.

A diretora do Campus de Caxias, Valéria Soares Pinheiro, disse que ao receber a notícia da Reitoria Itinerante, começando por Caxias, criou uma grande expectativa. “Essa vinda da administração superior da UEMA ao nosso campus é muito proveitosa porque professores, alunos e servidores têm a oportunidade de resolver suas demandas. Isso é uma forma prática de solucionar questões e esclarecer outras situações, de ouvirmos do reitor e de sua equipe as metas que a universidade tem para hoje e para o futuro”, esclarece.

IMG_0297Para o aluno Leonardo Cardoso, do 5º período de Geografia, a presença da equipe da UEMA em Caxias, liderada pelo reitor Gustavo Costa, é muito importante porque a UEMA não é apenas a Reitoria em São Luís, a universidade é todos os campi e polos. “Ele (o reitor) precisa ver de perto a realidade dos acadêmicos, e, vindo aqui, fica mais fácil para os estudantes conversar com ele e expressar suas necessidades”, ressalta Leonardo.

O propósito da Reitoria é continuar com o projeto, visitando mais outros três campi, recomeçando com Santa Inês.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Luís Paulo