UEMA realiza Aula Inaugural do Programa UNABI

Por em 9 de maio de 2017

IMG_4804A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), realizou na tarde de ontem (8), no auditório do UEMANET, a aula inaugural da turma do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Inter geracional – UNABI.

A UNABI tem a finalidade de promover atividades socioeducativas que oportunizam a formação continuada, inserção social e qualidade de vida do idoso, proporcionando trocas de saberes. O Programa tem como eixo norteador a promoção de atividades gerontagógicas intergeracionais e surgiu para atender as demandas localizadas nos municípios que contemplam os Campi da UEMA, considerando o crescimento da população idosa no cenário nacional, por conseguinte, no estado do Maranhão.

Participaram da solenidade de abertura o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o pró-reitor da PROEXAE, Paulo Catunda; o pró-reitor de Administração, Gilson Martins; a assistente da PROEXAE e coordenadora geral da UNABI, Graça Neri; a coordenadora de Extensão da PROEXAE, Ariadne Enes Rocha. Além de professores, servidores e familiares dos alunos.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa destacou, “estou aqui para saudar aqueles que hoje, oficialmente, fazem parte da Universidade Estadual do Maranhão como alunos e alunas da UNABI. É uma emoção para nós podermos experimentar a reabertura de mais um ciclo do Programa, que a cada ano vem ampliando o seu alcance e se justificando em importância. A UNABI é um Programa que me faz refletir sobre quem ensina o que a quem efetivamente, quem é que está aqui para aprender e quem está para ensinar”.

IMG_4784E enfatizou, “o Programa tem o objetivo de possibilitar um envelhecimento saudável, para que permaneçamos jovens nas nossas ideias, nas nossas aspirações, nos nossos sonhos, no nosso desejo de felicidade, de nos reunirmos e de nos unirmos, para que assim, possamos descobrir ou redescobrir como é bom desenvolver atividades artísticas, culturais e que é sempre tempo de aprender, pois o nosso conhecimento precisa ser sempre questionado, avaliado, ampliado e melhorado. Desejo, que na Universidade vocês possam compreender a importância que tem para a sociedade, para as suas famílias e para os mais jovens. Que esse seja um relacionamento riquíssimo, com uma excelente convivência entre as gerações”.

A coordenadora geral da UNABI, Graça Neri disse em sua fala: “o que mais nos alegra no dia de hoje é esse sentimento de servir ao outro, nós existimos aqui enquanto coordenação, porque vocês existem enquanto alunos. A UEMA abre as portas a todos que buscam um convívio para enriquecer seus conhecimentos e buscar o aprendizado. Nós iremos trocar experiências, vocês virão com o conhecimento de cada um adquirido durante a vida e nós estaremos aqui com toda a predisposição de receber e de ampliar esse conhecimento”.

Na oportunidade, houve a apresentação do Coral da UNABI.