UEMA recepciona alunos dos cursos de Graduação a Distância 2017.1

Por em 10 de maio de 2017

IMG_4849Na tarde de ontem (9), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) e Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), realizou a Acolhida aos alunos ingressantes nos cursos de Graduação a Distância 2017.1 no Campus Paulo VI.

Os estudantes dos cursos a distância em Administração Pública Bacharelado, Formação Pedagógica, Música Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Segurança no Trabalho foram recepcionados por membros da gestão superior, coordenadores e tutores.

Compuseram a mesa de cerimônia o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o IMG_4844vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra; o pró-reitor de Administração, Gilson Martins; e a coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra.

Durante sua fala, o reitor Gustavo Pereira falou como a educação a distância deu oportunidade aos estudantes de administrar melhor sua rotina de estudo.

“A metodologia da educação a distância instrumentalizou uma experiência  que empodera o estudante para o melhor gerenciamento do seu aprendizado. A variável tempo e a variável espaço acabam sendo redefinidos de acordo com as necessidades de cada um”, disse.

Ele ainda alertou os estudantes: “Que cumpram com suas responsabilidades e façam com que esse projeto pensado para 2017 possa redundar em futuros bons profissionais e também seja um fator importante de aprimoramento do fazer acadêmico e pedagógico da nossa Instituição nessa modalidade”.

Já o pró-reitor Paulo Catunda ressaltou que o evento é o momento de aproximação com os novos discentes. “Com esse Acolhimento, a gente quis encurtar a distância para que vocês saibam quem são os gestores e docentes da UEMA. Tem muita gente trabalhando para que vocês tenham sucesso”, comentou.

A coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra, lembrou que o Curso de Música a distância é o quarto a ser ofertado nessa modalidade no Brasil.

“Sejam muito bem-vindos a esta Universidade! Estar a frente do Núcleo de Tecnologias para Educação é fácil quando temos gestores que acreditam nesse trabalho, que é diferenciado, no aspecto de democratização do conhecimento. Vocês estão iniciando cursos a distância em uma Instituição que é referência nesse segmento”, finalizou.

IMG_4869Após solenidade, aconteceu a palestra magna sobre o tema “Desafios do Estudante para o sucesso na graduação via educação a distância”, ministrada pelo ex-diretor da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), João Carlos Teatine.

Também houve entrega de medalhas “Aluno PAES – UEMANET 2017.1” para os estudantes que tiveram os melhores desempenho no vestibular a distância. Os homenageados foram Edifranklin Pontes dos Santos, do Curso de Administração Pública; Jade Bonna Vitória Duarte, de Pedagogia Licenciatura; Alan Martins do Nascimento, de Música Licenciatura; Carlos André de Oliveira Silva; de Formação Pedagógica; Éricka Silva Ferreira Lopes, de Tecnologia em Segurança do Trabalho; Rafael Henrique Calvet Campelo, de Tecnologia em Gestão Comercial; e Tarcísio Dias Soares Filho, do Curso de Tecnologia em Alimentos.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho