Último dia de Trabalho da Reitoria Itinerante em Caxias

Por em 19 de maio de 2017

IMG_0344No último dia da Reitoria Itinerante no Campus de Caxias, as Pró-Reitorias e Assessorias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), solucionaram diversos problemas e encaminharam outros, o que seria mais difícil se acadêmicos e administradores tivessem que ir a São Luís.IMG_0479

Para a professora Antonia Miramar Silva, do Curso de Letras, o Campus de Caxias sentia uma grande necessidade de se aproximar mais da administração central da universidade para resolver seus problemas. “Nós precisávamos nos sentir mais perto da UEMA, e a vinda da Reitoria, das pró-reitorias e das assessorias, só traz benefícios para nós, porque oportuniza à nossa comunidade o estreitamento de laços e a resolução dos problemas que não conseguiríamos resolver daqui”, destacou Miramar.

Segundo o presidente do DCE, aluno Adão Severino, do 6º período de História, a vinda da Reitoria Itinerante da IMG_0438UEMA a Caxias, está sendo vista como um ponto muito positivo, “porque nesses dois dias que está no CESC, é uma oportunidade de termos nossos problemas solucionados aqui mesmo. Agente sabe que se forem encaminhados para São Luís demora muito mais”, disse. E complementou: “Nós só temos a agradecer e esperamos que essa iniciativa aconteça mais vezes”. Ele ressaltou, inclusive, que alguns deles já foram resolvidos depois que a equipe chegou.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo, a Reitoria Itinerante é uma iniciativa importante para IMG_0430melhorar o atendimento às necessidades da população acadêmica do Campus de Caxias. “Para isso, trouxemos as coordenações de Ensino de Graduação, Técnico Pedagógica, e de Admissão e Transferência. São vários técnicos para poder dar esse suporte nesses dois dias de trabalho. Estamos aproveitando o momento para divulgar a avaliação semestral da graduação on line, que é feita por alunos e professores, e a gente está reforçando para que a adesão seja cada vez mais participativa”, comenta Andréa.

Nesse processo, o pró-reitor de Planejamento, Roberto Serra, mostra que a itinerância tem seu valor no sentido deIMG_0474 unidade institucional que se estabelece quando setores estratégicos da instituição transitam pelos diferentes campi. “A itinerância da Reitoria mostra exatamente isso, que todos os campi que compõem a universidade podem ser centros decisórios e acabam representando esse tipo de unidade institucional que tanto nós buscamos”, declarou. E concluiu: “A Pró-Reitoria de Planejamento tem uma pauta relacionada ao Plano de Desenvolvimento Institucional, um processo de alimentação desse plano, basicamente em torno do Plano de Gestão anual de cada campus”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, disse que toda universidade que tem uma estrutura IMG_0442multicampi como a Universidade Estadual do Maranhão, precisa ter uma agenda especifica de atendimento aos campi para além daquilo que é feto no dia a dia.  “A itinerância é fundamental para aproximar e intensificar os trabalhos. Aqui, eu e a coordenadora de Pesquisa, professora Rita Seabra, discutimos com nossos professores e pesquisadores sobre vários assuntos, entre eles, duas importantes metas relacionadas ao Stricto Sensu da UEMA, que é uma proposta que será encaminhada à Capes na área interdisciplinar, e a busca pela melhoria da nota do conceito da avaliação do Mestrado, que já temos aqui em Caxias, em Biodiversidade, Ambiente e Saúde”, informou.

A professora Zafira Almeida, na sua fala, informou que essa iniciativa da UEMA, é muito importante para as IMG_0485assessorias, a exemplo da AGA, que ver uma oportunidade de resolver problemas que às vezes ficam muito difíceis de serem equacionadas, até mesmo pela distância física entre as partes. “Aqui conhecemos pessoas estratégicas e com capacidade para desenvolver ações e estruturar uma comissão da AGA, para que fique mais fácil tocar o mesmo processo que realizamos em São Luís”, analisa.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Luís Paulo