Reitoria Itinerante em Colinas

Por em 24 de junho de 2017

IMG_20170623_112805796_HDR (1)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do projeto Reitoria Itinerante (RI) realizou, ontem (23), no Campus de Colinas, diversas reuniões com a administração, professores, alunos e funcionários.

Com o objetivo de atender às demandas locais, a universidade colocou à disposição da comunidade universitária, durante todo o dia, as pró-reitorias, as assessorias especializadas, as coordenações e o NIT, no sentido de viabilizar as diversas solicitações.

O reitor Gustavo Costa enfatizou que as reuniões no Campus de Colinas fazem parte de um projeto que considera muito bem IMG_1140sucedido, pois já é o terceiro campus visitado pelos representantes de todas as pró-reitorias e assessorias, no sentido da aproximação dos alunos e professores, esclarecendo, tirando dúvidas e tomando decisões. “Nossa visita a Colinas é uma grande oportunidade de promovermos uma maior integração e, ao mesmo tempo, disseminarmos propostas, além de reafirmarmos o nosso compromisso, mostrando que a UEMA é uma universidade forte, unida e, portanto, portadora de uma perspectiva de inclusão. Ela tem na sua missão não só a formação de profissionais, mas a formação cidadã e a produção do conhecimento, enfim, hoje é um dia de festa e de trabalho”, relata o professor Gustavo.

Segundo a diretora do Campus, Maria Helena Ribeiro, a atitude da administração superior da UEMA de visitar os campi da universidade no interior, para ouvir a comunidade acadêmica é louvável, porque nós tínhamos várias demandas a serem resolvidas. “Eu quero dizer que a vinda do reitor foi muito importante, nós estamos de parabéns e a universidade em Colinas está de parabéns. Queremos que mais itinerância da UEMA venha pela frente para resolver nossas dificuldades”, disse Helena.

Para o professor Pablo Vieira, do Curso de Enfermagem, a decisão do reitor Gustavo de interiorizar as ações daIMG_1115 Reitoria é gratificante porque acaba conhecendo a realidade dos outros campi e, isso, é tão tocante para alunos e professores que eles se sentem abraçados. “O reitor conhecer o Campus de Colinas é muito importante porque nossas dúvidas se transformam na certeza de que teremos melhorias a fazer na estrutura física do nosso prédio, como é o caso da Biblioteca, dos Laboratórios e das salas de aula”, expressa o professor.

Conforme explica a aluna Adriana Mendes Rosa, do 6º período do Curso de Enfermagem, foi muito bom o reitor e sua comitiva terem vindo ao nosso campus, isso proporcionou um melhor contato com a administração superior da UEMA. “Ele pode nos ajudar na questão dos auxilios residência e transporte, porque muitos de nós não somos de Colinas, e, também no auxilio alimentação e na viabilidade de laboratórios, que aqui é muito complicado”, reivindicou a aluna.

Participaram das reuniões o vice-reitor Walter Canales; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; de Planejamento, Roberto Serra; a prefeita de Campus, Fabíola Aguar, o assessor da ARI, Thales de Andrade; e o chefe de gabinete da Reitoria, César Choairy; bem como os representes da PRA, William Cardoso; da Proexae, Lourival Matos; da PROG, João Gouveia;  da ASCONS/DOCV, Ferdinan Melo; da Coordenação de Pessoal, Célio Gama; da  AGA, Luciana Barros; da ASCOM, Alcindo Barros; do NAU, Pedro Lima; e do NTI, Dayvisson Costa.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Luís Paulo