Reitoria Itinerante reúne no Campus de Presidente Dutra

Por em 22 de junho de 2017

RI presd. Dutra (5)

Depois das proveitosas reuniões realizadas no Campus de Caxias, agora a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) concentra a equipe da Reitoria Itinerante (RI) no Campus de Presidente Dutra.

Visando atender as demandas da administração, dos professores e dos alunos, a RI coloca à disposição da comunidade universitária de Presidente Dutra, durante todo o dia de hoje, as pró-reitorias, as assessorias e coordenações, no sentido de viabilizar suas solicitações.

RI presd. Dutra (2)O reitor Gustavo Pereira da Costa disse que a presença da administração superior da UEMA em Presidente Dutra visa, sobretudo, dar continuidade ao projeto da Reitoria Itinerante, que significa uma aproximação dos gestores da instituição, sediados em São Luís, que estão à frente de pastas estratégicas para verificar in loco as questões de infraestrutura e as necessidades gerais acadêmicas e administrativas do Campus.

“Estamos aqui com a representação de todas as pró-reitorias, assessorias especializadas e coordenações para dar conhecimento das políticas que estamos implementando e mostrar nossa atuação em nível acadêmico. O que temos feito nas áreas de gestão ambiental, de acessibilidade, de concursos e seletivos, de permanência estudantil, programas de auxílio, e bolsas de iniciação científica”, declara o reitor. E acrescentou: “Estamos diante de uma excelente oportunidade de aprimorarmos o processo gerencial da UEMA, administrando com as pessoas e para as pessoas”.

RI presd. Dutra (3)Para a diretora do Campus, Tânia Cavalcante, é um privilégio receber a direção da UEMA em Presidente Dutra, para discutir as necessidades locais, por meio da Reitoria Itinerante. “Nós esperamos, com a presença do reitor e sua equipe, melhorias significativas para o nosso Centro, inclusive o aumento da quantidade de cursos, tendo em vista termos apenas o Curso de Letras, regular, funcionando com quatro turmas, e dois cursos a distância do UEMANET, o de Gestão Comercial e Pedagogia. Por esta razão, a vinda da UEMA central até aqui, é de grande valia tanto para nós da universidade como para o município”, relata Tânia.

Conforme explica a aluna do 8º período do Curso de Letras, Francilene Araújo, a vinda do reitor e sua comitiva ao Centro de Presidente Dutra é muito importante para os alunos, porque ele conhece de perto nossa realidade. A gente sabe que a distância da UEMA central para nós é muito grande e, por isso, temos dificuldades de reivindicar o que precisamos”, esclarece a aluna.

Ela falou de suas necessidades, dizendo que gostaria de pedir ao reitor o aumento da quantidade de cursos para o RI presd. Dutra (4)CESPD, que funciona apenas com o cursos de Letras. “Porque não termos os cursos de História, Biologia, Psicologia e Enfermagem, por exemplo? Se tivermos uma oportunidade, vamos conversar com a equipe do reitor sobre essas questões”, comenta.

Ainda participaram das reuniões o vice-reitor Walter Canales; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; de Planejamento, Roberto Serra; a prefeita de Campus, Fabíola Aguar, o assessor da ARI, Thales de Andrade; e o chefe de gabinete da Reitoria, César Choairy; bem como os representes da PRA, William Cardoso; da Proexae, Lourival Matos; da PROG, João Gouveia;  da Ascons/DOCV, Ferdinan Melo; da Coordenação de Pessoal, Célio Gama; da  AGA, Luciana Barros; da ASCOM, Alcindo Barros; do NAU, Pedro Lima; e do NTI, Dayvisson Costa.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Luis Paulo