Saiba quais cursos da UEMA serão avaliados no ENADE 2017

Por em 12 de junho de 2017

banner_extra_01Com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realiza, desde 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). É através do Exame que o MEC analisa a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país.

O Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um componente curricular obrigatório, assim, o estudante selecionado que não realizar a prova, ficará em situação irregular e não poderá colar grau e receber o diploma. A cada três anos o Enade é aplicado para um determinado grupo de cursos.

Para além dessa questão burocrática, o Exame é importante para o estudante, pois quando um curso e sua instituição recebem uma boa avaliação no Enade, o seu diploma é valorizado no mercado de trabalho.

O Exame é composto por duas etapas. Na primeira, o participante deverá preencher até trinta dias antes do dia 26 de novembro de 2017 um Questionário do Estudante, de caráter obrigatório. A segunda etapa ocorre nesse dia, quando o estudante responderá ao teste com respostas discursivas e objetivas sobre as competências e habilidades desenvolvidas em seu curso e questões da atualidade.

Neste ano, participarão estudantes que iniciaram o curso em 2017, devidamente matriculados e que tenham de zero a 25% da carga horária do curso cumprida. No entanto, os alunos ingressantes não fazem a prova do Enade, só precisam ser inscritos pelos diretores dos cursos. Os concluintes dos cursos de bacharelado ou licenciatura, que tenham expectativa de conclusão até julho de 2018, participarão do Exame.

Cursos Avaliados em 2017

Foram convocados para o ENADE os acadêmicos dos seguintes cursos da UEMA: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, e Pedagogia.

A prova

O exame será realizado no dia 26 de novembro, com início às 13h30 (horário de Brasília) e terá 4h de duração. A prova tem 40 questões, sendo 10 questões de conhecimentos gerais e 30 de formação específica da área, contendo duas partes com questões discursivas e de múltipla escolha.

Campanha ENADE 2017 na UEMA

No dia 6 de junho, a Assessoria de Comunicação Institucional da turmadoenadinho (2)UEMA (ASCOM/UEMA) apresentou para os gestores da Instituição a Campanha ENADE 2017, durante a reunião do CONSUN.

A ASCOM produziu o mascote “ENADINHO” e sua turma para divulgação das informações referentes ao EXAME. Na reunião, foram reveladas as peças publicitárias da Campanha e a paródia ENADE 2017.

A campanha inicia hoje (12) e vai até o mês de novembro. Durante esse período, serão publicados nas redes sociais da UEMA banners’ informativos, paródias, vídeo publicitário, além de serem afixados cartazes nos centros e campi da Instituição e outdoor.

Por: Polyana Bittencourt