UEMA reúne gestores no III Simpósio de Planejamento Institucional

Por em 21 de junho de 2017

_MG_0166Com o tema “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI”, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), realizou entre os dias 19 e 20 de junho, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o III Simpósio de Planejamento Institucional.

“A ideia é discutir sobre os vários aspectos relacionados a cultura da organização, para que a UEMA possa cumprir os seus papeis no Maranhão. Falamos sobre as necessidades institucionais, bem como da comunidade em geral, refletimos sobre a cultura, os traços culturais da UEMA, os problemas para gerenciar essa cultura. Todos os gestores e convidados puderam refletir sobre esses aspectos para entender como associar isso ao planejamento”, resumiu o palestrante Carlos Ronchi, que esteve no primeiro dia da programação do evento.

O Simpósio tem sido a referência da UEMA no que diz respeito ao planejamento institucional que vem sendo desenvolvido desde o ano de 2015, com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), como explica o pró-reitor de Planejamento da UEMA, Antônio Roberto Coelho Serra.

“A cada ano nós reunimos os gestores da Universidade com o propósito de sincronizar o movimento de mudança que vem sendo desencadeado a partir desse planejamento. Para esse ano, estamos com uma programação que pretende explorar um pouco mais a concepção da filosofia institucional em termos de missão, visão e valores que norteiam as nossas ações”, explicou.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o evento é uma oportunidade de alinhar os objetivos de cada setor dentro da universidade. “O simpósio apresentou a importância do processo de planejamento que a UEMA vivencia e ratifica que este é um caminho seguro para o alcance dos nossos objetivos. Na medida em que os gestores forem compreendendo essa relevância, assim como estão, e se engajem no processo de construção de prioridades, nós poderemos projetar, assim como estamos para um futuro muito próximo, melhores resultados em cada um de nossas unidades, de modo que sejam verdadeiramente percebidas pela comunidade. Tudo feito dentro da UEMA até então é fruto de uma política de planejamento que vivenciamos dentro da universidade, disse.

Veja como foi composta a programação do evento:

IMG-20170615-WA0014