UEMA assina Acordo com a SECAP para capacitar técnicos municipais


Por em 14 de julho de 2017



IMG_6365

UEMA assina Acordo com a SECAP

Com o objetivo de capacitar os servidores e técnicos municipais, para que tenham um melhor aproveitamento das Transferências Voluntárias da União que são disponibilizados no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, o Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, assinou na tarde de ontem (13), no Palácio dos Leões, um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP), com a presença do Secretário da SECAP, Márcio Jerry.

Estiveram presentes ainda, o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Coelho Serra; o chefe de gabinete da Reitoria, César Choary; assessores e servidores da SECAP e gestores da Rede SICONV.

O Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, destacou: “Podemos afirmar que é ampla a dimensão da singularidade desse momento e que é muito mais do que o cumprimento de uma meta, estamos materializando intenções. O Acordo de Cooperação que a UEMA assina hoje com a SECAP tem por objetivo aprimorar o processo de qualificação dos usuários da Rede SICONV, aqueles gestores que tem por função fazer o gerenciamento dos recursos decorrentes de transferências da União, seja por convênios ou contratos de repasse. Esse é um dos grandes gargalos que a Gestão Pública no nosso Estado tem, notadamente a Gestão Pública Municipal, porque temos que considerar que para termos bons resultados no emprego desses recursos, precisamos de profissionais qualificados, desde a fase de elaboração dos projetos, submissão das propostas, execução do convênio e da prestação de contas, até com vistas a evitar a inadimplência”.

IMG_6404

Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa e o Secretário da SECAP, Márcio Jerry

E concluiu, “a UEMA se sente honrada em participar de um projeto absolutamente necessário, e tenho certeza que a partir dessa qualificação desses gestores, o Estado do Maranhão e seus municípios poderão apresentar melhores resultados, em uma gestão mais transparente, mais eficaz e principalmente que consiga trazer benefícios para a população de cada uma das municipalidades, portanto a UEMA celebra esse Acordo com uma esperança muito grande de estar contribuindo para um Maranhão melhor”.

De acordo com o secretário de Comunicação Social e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, “essa é mais um compromisso de Campanha do Governo Flávio Dino, entre tantos que ele vem cumprindo rigorosamente que é a capacitação dos técnicos das prefeituras para que eles possam ter uma melhor performance, um melhor desempenho na obtenção de recursos junto a Rede SICONV, Rede do Governo Federal, portanto essa ação irá qualificar melhor e continuamente os municípios através de seus técnicos na relação com os órgão federais e, em consequência, na relação com os próprios órgãos estaduais”.

A Rede SICONV tem por objetivo estabelecer uma rede de atuação voltada ao tratamento dos diversos aspectos relacionados às transferências voluntárias da União operacionalizadas no SICONV, ferramenta do Governo Federal para gestão de recursos. O coordenador setorial da Rede SICONV, Thiago Ângelo ressaltou que SICONV é uma grande Rede que envolve a Rede Federal e a Rede Estadual. “A assinatura desse Acordo possibilitará a descentralização das turmas de capacitação, fazendo com que o Governo possa ir até os municípios. A UEMA nos oferecerá maior credibilidade, mobilidade e segurança, pois é uma instituição de ensino reconhecida”.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens