Professor do Arizona ministra aula inaugural da 3ª turma do Mestrado em Geografia da UEMA

Por em 15 de agosto de 2017

IMG_3387

O Programa de Pós-Graduação em Geografia vem fortalecer os estudos geográficos que são de fundamental importância para a compreensão das dinâmicas naturais urbanas e rurais presentes no Estado do Maranhão, com esse objetivo o Mestrado Acadêmico em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço realizou, na noite de ontem (15), a aula inaugural da terceira turma do Programa. O evento reuniu alunos, pesquisadores e gestores no auditório do prédio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN).

A mesa de abertura contou com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; do Coordenador do PPGeo, Cláudio Eduardo de Castro; do Vice-coordenador do Programa, Luiz Carlos Araújo dos Santos; do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional – PPDSR, José Sampaio Mattos Júnior e da Diretora do Curso de Geografia, Quésia Duarte.

Durante a aula inaugural, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche agradeceu a integração dos professores neste Mestrado, parabenizou todos os presentes e afirmou que a UEMA está percorrendo um caminho de crescimento nos cursos de mestrado e doutorado, o que só vem a fortalecer esse momento tão positivo da Instituição.

IMG_3399A aula inaugural foi ministrada pelo professor e Ph.D. em Antropologia Aplicada, Timothy J. Finan, oriundo de uma das universidades mais importantes de pesquisa pública dos Estados Unidos, Universidade do Arizona. Com o tema, “A busca da sustentabilidade e da igualdade em nosso mundo contemporâneo”, o professor Timothy Finan destacou: “Espero que a palestra de hoje, ofereça um estímulo para reflexão sobre dois problemas que enfrentamos na sociedade, o primeiro é a crise da sustentabilidade e o outro é a crise da desigualdade que está cada vez pior. Para enfrentarmos, temos que contar com, com o apoio, as ideias, a criatividade, as inovações dos pesquisadores e professores que fazem a comunidade acadêmica”.

“Muitas coisas positivas vem acontecendo dentro da UEMA, esse encontro hoje, representa para mim mais um passo importante na carreira, pois estamos criando parcerias produtivas e colaborando para a melhoria da sociedade”, finalizou Timothy Finan.

Segundo o Assessor de Relações Internacionais da UEMA, Thales Passos de Andrade a presença do professor Timothy Finan faz parte de um programa de bolsas internacionais de incentivo a internacionalização da UEMA e é resultado de um Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade do Arizona (UA-EUA).

“Essa aula inaugural marca a presença do professor Timothy, pesquisador sênior internacional que representa a UEMA na Universidade do Arizona, uma pessoa de grande articulação que pode colocar a nossa Universidade em uma situação acadêmica bem significativa”, mencionou Thales Passos.

Essa articulação, com a Universidade do Arizona, vem sendo trabalhada desde 2012, em que as duas Universidades se comprometem em promover colaborações mútuas, por meio de estratégias abrangentes que está incluído o intercâmbio de professores e estudantes, bem como design de projetos de colaboração de pesquisa, incluindo o desenvolvimento de propostas formais de fundos de cada pesquisa.

Por: Karla Almeida

Fotos: Edson Costa