Avaliação CAPES: UEMA tem programas de pós-graduação em nível de excelência nacional

Por em 21 de setembro de 2017

Universidade Estadual do Maranhão obteve percentual de elevação de 27,2%, maior que a média nacional que foi de 22%

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, concluiu nesta semana a avaliação quadrienal dos programas brasileiros de pós-graduação.

Três cursos de Mestrado da UEMA obtiveram elevação em suas notas de avaliação. O Programa de Pós-Graduação em Defesa Sanitária Animal, que tem a coordenação do profº dr. Daniel Prazeres Chaves, passou do conceito 3 para 5, se tornando o único mestrado profissional da área, em todo o Brasil, a obter essa avaliação, que simboliza um nível de excelência nacional segundo a CAPES.

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, coordenado pela profª drª Alana Lislea de Sousa, avançou do conceito 3 para 4. O Mestrado em História, Ensino e Narrativas, que tem a coordenação da profª drª Monica Piccolo Almeida, também celebra a avaliação positiva da CAPES. Passou do conceito 3 para 4, mesmo sem ter completado o ciclo de 4 anos. Destaca-se que esse programa teve início há apenas 3 anos.

As notas 4 e 5, alcançadas por esses mestrados da UEMA, significam um desempenho entre bom e muito bom dos programas, de acordo com a CAPES. “A avaliação reconheceu a qualidade dos programas e essas notas obtidas habilitam a UEMA para um novo desafio, que são as propostas de doutorado em História, Ensino e Narrativas, Ciência Animal e Defesa Sanitária Animal, que serão submetidas ainda este ano”, ressalta o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Marcelo Cheche.

Os demais mestrados e doutorados autônomos da Instituição mantiveram as notas 3 e 4, já as redes que a UEMA integra mantiveram a nota 5 (PROFMAT) e 4 (BIONORTE), o que assegura que sustentam o padrão de qualidade exigido, frisa Cheche. Ele assinala ainda que é fundamental o destaque para atuação dos professores, em especial, e de todo corpo discente dos programas de pós-graduação da UEMA. “Esse resultado é meritocrático, expressivo e pode ser considerado como símbolo do compromisso e dedicação deles para com a educação em nível stricto sensu na Instituição”, diz.

Segundo dados da CAPES, nesta avaliação quadrienal, 22% dos programas de pós-graduação obtiveram elevação no Brasil. A UEMA destaca-se diante dessa realidade: o avanço dessa instituição foi de 27,2% de elevação nos seus programas, ou seja, o crescimento figurou acima da média nacional.

Tem interesse em fazer uma pós-graduação? Conheça os cursos de pós-graduação da UEMA, aqui

Avaliação Quadrienal

A Avaliação Quadrienal 2017 foi realizada por 1.550 consultores, que se reuniram no edifício-sede da CAPES, em Brasília de 3 de julho a 11 de agosto de 2017. Os consultores avaliaram os 4.175 programas e seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional.

As comissões utilizam como base para a avaliação as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado, por meio da Plataforma Sucupira. Ao início de cada ano, as informações referentes ao ano anterior são chanceladas pelos pró-reitores.

Por: Walline Alves