Dia dos professores: UEMA homenageia seus docentes

Por em 17 de outubro de 2017

Ser profeIMG_3988ssor é aprender para ensinar. Ensinar para viver. Viver para educar. Os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento da educação no país e apesar de todas as dificuldades, oferecem conhecimentos e oportunizam a outras pessoas o desenvolvimento dos diversos saberes. No dia 15 de outubro é comemorado o Dia dos professores, e em alusão a esse dia tão importante, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Associação dos Professores (APRUEMA) e da Assessoria de Comunicação (ASCOM), promoveu, na tarde de ontem (16), no Bosque da instituição, uma comemoração especial aos seus docentes.

O evento contou com uma vasta programação e com a participação de vários parceiros que apoiaram a ação. Na “sessão relax”, os fisioterapeutas da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP), ofereceram massagens; a “sessão bem-estar” teve procedimentos e exames médicos feitos pelo posto médico da UEMA; a maquiadora e palestrante, Emília Noleto maquiou os presentes; a tarde contou também, com a degustação de frutas, feita pela Frutatoo, e com a premiação de vouchers do Valparaíso Acqua Park e do Porto Preguiças Resort em Barreirinhas – MA, eleito o melhor hotel dos Lençóis Maranhenses.

IMG_1500Na oportunidade, o professor Salgado, presidente da APRUEMA, recepcionou os presentes e falou da importância do momento e da luta constante de ser professor e, juntamente, com a assessora de comunicação, Maura Cleia Araújo, presentearam o Reitor. No quadro “ao mestre com carinho”, os alunos da UEMA, homenagearam os professores que contribuíram e contribuem com o crescimento acadêmico de cada um.

De acordo com o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, “o dia de hoje vem enaltecer o que nós, professores, representamos para a educação do Estado do Maranhão, para os alunos de hoje, de ontem e do amanhã. Ontem, no dia do professor, pudemos refletir o que representamos nesse mundo, qual o papel e o que se espera do professor, expectativas múltiplas, de um mundo que é multidisciplinar e as vezes assustadoramente global. O nosso compromisso, é um compromisso de uma profissão de fé, de uma crença que nós manifestamos desde o dia que abraçamos esta missão, com a convicção que estamos dando o melhor, de que estamos trazendo ao ambiente dos laboratórios, das salas de aula, dos auditórios e dos bosques, aquilo que cada um cultivou de conhecimento, armazenou de experiência e conseguiu entender de melhor, seja no seu campo de conhecimento, seja no mundo em que vive, seja na perspectiva transformadora que o inspira”.

E IMG_1525concluiu, “o dia dos professores deve fazer com que nós, voltemos um olhar para as nossas trajetórias, para aquilo que nos trouxe até aqui, mas sobretudo um olhar para o futuro das novas exigências desta profissão, as vezes não tão compreendida, tão atacada, mas acima de tudo que seja um dia de resistência e de luta, de reivindicação do nosso valor, do que precisamos avançar, de conhecimentos que nos falta as vezes em muitas ocasiões. Este espírito de congraçamento que fazemos hoje aqui é uma forma de lembrarmos o que representamos para esta universidade e o que esperam de nós nos próximos 35 anos que virão. Parabéns a todos”.

A programação contou ainda, com a apresentação do cordelista Moisés Nobre, do comediante Tedd Mac e das apresentações musicais do professor Marcelo Vasconcelos, coordenador do posto médico e do cantor Vinícius Quixaba.

Mosaico Dia dos Professores

Por: Karla Almeida