UEMA comemora Dia da Secretária com programação especial

Por em 2 de outubro de 2017

IMG_3980

Ser Secretária é gostar do que se faz, é investir no crescimento e na harmonia pessoal e profissional e ter consciência do seu importante papel, como agente de mudança e facilitador. É ser responsável por auxiliar e assessorar gestores e diretores de empresas e instituições, além de agendar a rotina diária do local onde atua.

No dia 30 de setembro é comemorado o Dia da Secretária e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) homenageia todos esses profissionais que são indispensáveis em todas as atividades que são desenvolvidas pela Instituição, participando da rotina diária, com postura, firmeza e discernimento.

O Dia da Secretária surgiu em homenagem a Lílian Sholes, a primeira mulher a usar máquina de escrever. Filha do inventor, Christopher Sholes, Lílian testou tal invento em 1867, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina em público. No centenário do nascimento de Lílian, dia 30 de setembro, as fábricas de máquinas de escrever lançaram um concurso para selecionar a melhor datilógrafa. Com o passar dos anos, esse dia foi dedicado a todas as mulheres que assumiram a função de secretária.

A profissão de secretária foi regulamentada pelas leis no 7.377, de 30/9/1985 e no 9.261, de 10/1/1996.

Na UEMA, a comemoração aconteceu na última sexta-feira (29), na Associação dos Servidores da UEMA (ASSUEMA), com um jantar e uma programação cultural especial. Na oportunidade, algumas secretárias destacaram a importância do seu papel na construção dos 35 anos da Universidade.

jucirema“Exerço a função de secretária na UEMA, há quase trinta anos, desempenhando um papel de grande relevância à frente das atividades de cada setor que passei. Eu entendo, que o profissional de secretariado concentra características fundamentais, como competência, confiança e a obtenção das informações da instituição. E, para concretizar essa importante função, estamos, hoje, lutando pela criação do nosso Conselho” – Jucirema Serejo Rocha – Secretária do Programa Ensinar e Assistente do Curso de Geografia.

ednaA secretária é o alicerce e braço direito de qualquer setor ou departamento. Nós recebemos as informações e documentações, auxiliando o andamento de todas as atividades. Trabalho na UEMA há mais de 30 anos, colaborando com sua construção e seu desenvolvimento” – Edna Fonseca Trindade, Secretária da Prefeitura de Campus.

“Tralaurinetebalho no departamento de Química e Biologia do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) e há 35 anos desempenho a função de secretária. Tive a oportunidade de realizar o Curso de Secretariado oferecido pela Universidade e participar de diversos eventos pelo Brasil, para trazer mais conhecimentos e aplicá-los em cada setor. Tenho orgulho de ser secretária, pois sei que o trabalho que desempenho tem muita importância e sou reconhecida por isso dentro da Universidade” – Laurinete Alencar Muniz.

fátima

“Estou aqui na UEMA há 35 anos, creio que o profissional de secretariado tem contribuído muito para o crescimento desta instituição. No dia 30 de setembro, comemoramos trinta anos que a nossa profissão foi reconhecida e almejamos que o governo estadual crie o cargo de secretária para coroar a importância da profissão” – Maria de Fátima de Castro Pinheiro, Secretaria de Órgãos Colegiados Superiores da UEMA.

jujuEstou secretária do Curso de Ciências Biológicas desde a criação do Curso, em 2003. Sinto-me muito importante na construção desse Curso e no desenvolvimento da UEMA, auxiliando os gestores, no tramites e processos da instituição” – Juadenil (Juju) Campelo de Melo.

ana“Ao longo desses 35 anos, acompanhei a evolução da UEMA com dedicação e compromisso. Nós, secretárias (os), tivemos a oportunidade de contribuir com essa evolução, cumprindo com nosso papel profissional. Tenho orgulho de fazer parte desta grande Universidade” – Ana Maria Barros, Secretária da Assessoria de Comunicação Institucional.

Por: Karla Almeida

Foto: Edson Costa