Reitor assina ordens de serviço para ampliação da rede Wi-Fi no Campus Paulo VI

Por em 20 de novembro de 2017

wifi O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, assinou hoje (20) ordens de serviço para ampliação da rede Wi-Fi UEMA no Campus Paulo VI.

Foram assinadas quatro ordens de serviço para instalação de aparelhos de Wi-Fi nos prédios de Matemática e Física, Biblioteca Central, Letras (CECEN), Agronomia, Veterinária, Engenharia de Pesca e Zootecnia (CCA).

A ação faz parte do projeto Wi-Fi UEMA, idealizado pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), que tem como objetivo integrar a rede Wi-Fi da Instituição, permitindo conexão de qualidade e segura a toda a comunidade acadêmica dentro dos campi.

O acesso à rede UEMA já é possível em alguns prédios do Campus Paulo VI. O login na rede precisa de autenticação e só é possível para quem tem cadastro no SigUEMA.

Para o reitor Gustavo Costa esses investimentos na ordem de milhões na área dewifi3 tecnologia dão início a uma série de projetos que irão colocar a UEMA em um novo patamar.

“Investimentos que são feitos na área de modernização tecnológica em um primeiro momento não aparecem, mas são indispensáveis para o que tem sido possível fazer na instituição nestes últimos anos. A tecnologia da informação é algo do qual estamos cada vez mais dependentes. A UEMA, em 2017, tem feito um esforço de maximizar o que temos para resolver alguns gargalos históricos e já conseguimos dotar o nosso sistema interno de condições de um funcionamento mais ágil, mais dinâmico; atendendo a demandas cada vez maiores de nossa comunidade acadêmica”, enfatizou.

O pró-reitor de Planejamento Antônio Roberto Serra esclareceu os benefícios que a comunidade universitária terá após a implantação dos aparelhos.

“As providências que estão sendo tomadas vão permitir que toda a Universidade seja integrada a uma única rede, tanto dentro dos prédios como na área externa pertencente ao campus. Vai ser possível transitar dentro da Cidade Universitária e continuar conectado à rede Wi-Fi da UEMA”, explica.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Luís Carlos Fonseca, além desse projeto, haverá a revisão da estrutura existente e instalação de mais aparelhos em vários Campi da UEMA distribuídos pelo estado.

“Equipes do NTI irão aos campi do interior para instalar mais dispositivos de Wi-Fi e também revisar a rede existente, fazendo a complementação das instalações”, disse.

Estiveram presentes na reunião alunos, diretores de Centro e dos Cursos que serão beneficiados nesta primeira etapa do projeto.

Por: Débora Souza