UEMA e SEAP discutem parceria para atividades de ressocialização

Por em 14 de novembro de 2017

reuniãoRepresentantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP-MA) reuniram-se hoje (14) para discutir a viabilidade de firmar uma parceria técnica com o objetivo de apoiar ações para ressocialização e profissionalização de internos do sistema penitenciário estadual.

Inicialmente, a proposta de cooperação consiste no acompanhamento da qualidade do processo de fabricação de blocos de concreto para pavimentação e tijolos de solo-cimento para edificações, por meio de ensaios no Laboratório de Concreto e Material de Construção, coordenado pelo professor Eduardo Aguiar; envolvimento de apenados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas na produção de materiais de construção que serão aplicados na melhoria das ruas; disponibilização de estágio para estudantes do Curso de Engenharia Civil Bacharelado na fiscalização das obras de implantação de vias do Mutirão Rua Digna, do Governo do Estado.

De acordo com o vice-reitor Walter Canales, a parceria pode contemplar também o auxílio em outros trabalhos realizados pelos detentos como o aperfeiçoamento de práticas de plantio e da produção de saneantes.

“Primeiramente, o trabalho envolveria discentes e professores dos cursos das engenharias e arquitetura, porém iniciativas nas áreas de agronomia, química, administração também podem ser abordadas”. disse.

Na próxima semana, será realizada uma visita técnica de uma comitiva da UEMA às oficinas de trabalho do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A visita será acompanhada pela chefe de Divisão de Trabalho e Renda da SEAP, Grazielle Barcelar Couto.

reuniao2

Por: Débora Souza