UEMA expõe projetos e participa de discussões na Expo Indústria 2017

Por em 13 de novembro de 2017

WhatsApp Image 2017-11-13 at 09.12.23A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) aproveitou o espaço da Expo Indústria Maranhão 2017, realizada entre os dias 8 e 10 de novembro, no Multicenter Sebrae, em São Luís, para apresentar projetos de diversos cursos da instituição. No estande, os cursos de engenharia exibiram diversos que competem até fora do Maranhão, e nas arenas de discussão espalhados pela feira, professores da universidade estiveram marcaram presença como debatedores.

Em uma dessas arenas, no espaço “Indústria das Startups”, o professor Luis Carlos Fonseca falou sobre a importância das novas tecnologias para essa geração de empreendedores. “Foi um debate interessante porque pudemos falar sobre tecnologias relacionadas à ‘Internet das Coisas’ e como essas tecnologias podem ser aproveitados, ou inventados, para uso em empresas, projetos que busquem modelos de negócios inovadores. Algo fundamental para a área de empreendedorismo e inovação”, resumiu o professor da UEMA.

Quem também palestrou no evento foi a equipe representante da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) da universidade. “Viemos mostrar a nossa experiência, enquanto instituição de ensino, que é uma experiência inovadora no Norte e Nordeste, apresentando projetos que nós possuímos e que as outras universidades sequer começaram. É bem legal essa oportunidade de mostrar isso para o público em geral”, pontuou a professora Zafira Almeida, assessora da AGA, que também participou de discussões na feira como pesquisadora e debatedora.

IMG_5857Estandes

No estande da UEMA, diversos projetos de engenharia foram exibidos. “Estamos apresentando de maneira sucinta o que é o nosso projeto e quais os nossos méritos até agora. Criamos o grupo em 2015 e já participamos de três competições. Recentemente, voltamos de Natal, onde participamos de um evento em que competimos com universidades do Brasil inteiro e tivemos um bom desempenho. Ficamos em 5º e 7º lugar nas categorias em que disputamos com mais de quase 24 competidores”, disse Tenório, estudante da UEMA e representante do projeto na feira.

Já no segundo dia, outros projetos foram apresentados. “Hoje nós contamos com oito projetos especiais na universidade. Aqui no segundo dia de evento, nós trouxemos projetos como o ‘Coiote’ (equipe de eficiência energética), ‘Aero’ (aeromodelismo), ‘Carcarás (projeto de foguetes), ‘Arrancada’ (com carros que competem em campeonatos de arrancadas), ‘Vortex’ e o ‘Baja’ (planejamento e a produção de veículos na categoria off road)“, explica o aluno Alan Rubens, de engenharia mecânica da UEMA.

A universidade participou da maior feira multissetorial da indústria no Nordeste, fazendo parte dos encontros de negócios, palestras, bate-papos, oficinas, workshops, estandes, painéis e serviços.

Redação: Lucas Vieira
Fotos: Edson Presidente